Começou neste domingo (27) a programação do movimento 108 Horas de Paz, encontro anual promovido pelo CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva e pelo ICM – Instituto Caminho do Meio, que tradicionalmente acontece na virada do ano. Nesta 21ª edição, com versão totalmente online, o tema é “Ações Positivas em Movimento”. A programação vai até o dia 1º de janeiro. As inscrições podem ser feitas em dois sites: https://108horasdepaz.com.br/ e www.cebb.org.br/online-108-horas-de-paz-2020-21 .
108 horas de Paz para todos
A programação inclui palestras, mesas redondas, rodas de conversa, rodas de sonho, oficinas, exibições de vídeos, apresentações artísticas e atividades culturais com foco na área da saúde, da educação, do meio ambiente, da economia e no diálogo inter-religioso.
Ao promover redes de diálogo, no âmbito nacional e internacional, o objetivo é compartilhar saberes, gerar reflexões e impulsionar propostas concretas para lidar com os atuais desafios da sociedade. Trata-se de um encontro de pessoas que buscam gerar benefícios a todos os seres.
“Nossa intenção é reforçar as redes horizontais de interdependência, compaixão e colaboração, que se tornam especialmente importantes em tempos de acirramento das questões sociais e ambientais. Acreditamos que, fortalecendo nosso movimento conjunto a partir de visões positivas e amplas e dando visibilidade às iniciativas relevantes e construtivas, podemos gerar uma ação que faça sentido e que nos ajude a construir ambientes melhores para além de conflito e crise”. Ricardo Pellegrini, presidente do ICM – Instituto Caminho do Meio.
O evento acontece nos três turnos (manhã, tarde e noite) e conta com a participação de convidados de renome, do Brasil e de fora.
Programação até 2021
O encontro encerra no dia 1º de 2021 com a tradicional palestra de abertura de Ano Novo oferecida por Lama Padma Samten. “As impossibilidades são aparências. O budismo ensina a ultrapassar essas aparências, percebemos como as realidades são construídas, como parecem ser rígidas, de que forma podemos ultrapassar os obstáculos e construir novas realidades. É notável a quantidade de iniciativas pelo mundo de pessoas que conseguem construir novas realidades”, comenta. “O 108 Horas de Paz é ação em meio ao mundo, um reencontro com a sabedoria natural da qual todos nós dispomos, para a construção de um mundo melhor”, conclui.