Belo Horizonte (MG) 25/5/2021 –
A novidade tem como objetivo oferecer um dos melhores produtos de renda fixa no mercado e fortalecer estratégias de expansão e competitividade em crédito imobiliário
Atenta ao mercado e sempre na busca por soluções que agreguem valor aos cooperados e cooperativas do Sistema, a Unicred passa a oferecer em seu portfólio de produtos a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), tornando-se pioneira entre as cooperativas de crédito no Brasil a contar com esta opção de investimento em renda fixa. A comercialização foi liberada via circular do Banco Central do Brasil ao final do primeiro semestre de 2020.
Para esta linha de produtos entre cooperativas de crédito, a Unicred oferece, ainda, dois tipos de Letra de Crédito Imobiliário, que são: LCI com resgate no vencimento e LCI com resgate antecipado (liquidez). O primeiro tem como característica principal um maior rendimento ao cooperado, considerando que o valor se mantém investido até o vencimento acordado. Já o LCI com resgate antecipado permite, a partir de 90 dias com o dinheiro investido, que o cooperado já possa optar pelo resgate. Porém, quanto mais tempo os valores estiverem aplicados, maior será o retorno, por meio dos rendimentos, no momento do saque.
“O LCI, além de ampliar ainda mais o portfólio de serviços Unicred, chega com benefícios para ambas as partes: cooperativas e cooperados. O investidor terá disponível um dos melhores produtos em renda fixa do mercado, considerando a isenção do Imposto de Renda para pessoa física, enquanto as cooperativas passam a contar com mais competitividade. Além disso, proporciona fonte de recursos com custos reduzidos para novas linhas de crédito imobiliário a seus cooperados. Com isso, há também o fortalecimento do sistema e uma ampliação na distribuição de sobras, gerando mais retorno a todos”, comenta Carolina Ramos, diretora superintendente da Unicred Central Multirregional.
Disponível desde setembro de 2020, a Letra de Crédito Imobiliário da Unicred gerou em carteira de captação aproximadamente R$ 247 milhões até março de 2021. E o número de cooperados que adquiriu este produto já ultrapassa 1,7 mil.