A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo estimula debate entre executivos sobre “Ecossistemas de Negócios”

Estudo é promovido pela Gouvêa Academy, braço de educação corporativa do Ecossistema Gouvêa

São Paulo- SP 2/6/2021 –

Estudo é promovido pela Gouvêa Academy, braço de educação corporativa do Ecossistema Gouvêa

O cenário de instabilidade na economia mundial, provocado pela pandemia da Covid-19, acelerou o processo de transformações no mundo dos negócios. Dentro de um ambiente em reestruturação e de competição cada vez mais acirrado, como é possível transformar os negócios e empreender com sucesso?

Essa foi uma das principais questões discutidas ao longo do primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo, promovido pela Gouvêa Ecosystem em apoio da KPMG, nos dias 27 e 28 de maio. O webinar, que reuniu mais de 50 CEOs de grandes varejistas brasileiras, trouxe luz às principais reflexões sobre os ecossistemas de negócios e às transformações provocadas pela estratégia no mercado mundial.

Nomes de peso no mercado

Entre os principais participantes, estiveram grandes nomes de peso no tema como o professor de inovação e estratégia no IMD, Mark Greeven, o Co-founder da China How Club e Ex-VP Alibaba, Shaoming Yang e o investidor na 3G Radar, Ricardo Geromel. Em suas apresentações, os executivos analisaram detalhadamente o comportamento dos ecossistemas de negócios na China, exemplificados pelos cases das gigantes Alibaba, Pinduoduo, Tencent.

Para Ricardo Geromel, uma estratégia de negócios elaborada e executada por meio de ecossistemas é realmente capaz de alavancar os negócios no pós-pandemia. Contudo, de nada adianta realizar aquisições milionárias e investir alto em tecnologias e processos de logística, se as corporações não conseguirem ter um relacionamento próximo com os clientes.

“Por isso, é fundamental monitorar os consumidores constantemente e mais, saber extrair e interpretar os dados fornecidos por eles. Só assim poderemos entender o que os clientes buscam e, assim, seremos capazes de realizar upgrades em serviços e produtos de acordo com os seus desejos”, explica Geromel.

Ecossistemas Made in Brazil

Durante o encontro, o chefe de operações da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita, trouxe a discussão para o cenário brasileiro, promovendo uma análise de em grandes varejistas nacionais que adotaram a estratégia. Entre elas, Magalu e MercadoLivre.

Por fim, houve ainda uma reflexão sobre temas relevantes aos ecossistemas nacionais como proteção de dados, fraudes no market place e cargas tributárias. As contribuições vieram pelas apresentações do sócio-líder de Cyber Security & Privacy da KPMG Brasil e para as Américas, Leandro Augusto Marco Antonio, do sócio-diretor de Risk Advisory Services da KPMG Brasil, Eduardo C. Azevedo, e da sócia-líder de Tributos Indiretos – KPMG Brasil, Maria Isabel Ferreira.

Ao término do evento, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, concluiu que os principais objetivos do primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo foram cumpridos com louvor.

“Foram dois dias de imersão nos ecossistemas de negócios e suas particularidades. O momento agora é de criarmos consciência, nos sensibilizarmos e entender que a chave do sucesso para os nossos negócios está em compartilhar o conhecimento obtido”, analisou.

O próximo ciclo do Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo será realizado em julho.

Realizadores- Gouvêa Ecosystem e KPMG

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Está presente em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 estados e Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua, compartilhando valor e inspirando confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos.

Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
fabio.barros@gsmd.com.br

Website: http://www.gouveaecosystem.com