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Como melhorar a gestão do escritório contábil?

Fazer a precificação de um determinado produto ou serviço é um desafio para qualquer empreendedor e na área contábil não seria diferente. O mercado competitivo, pode levar a queda dos valores de honorários contábeis e por isso fazer uma gestão eficiente se torna essencial.

Belo Horizonte 13/5/2021 – A quantidade de informações que influencia nas tomadas de decisões de um escritório deve ser feita através da gestão contábil para processos mais eficientes.

Fazer a precificação de um determinado produto ou serviço é um desafio para qualquer empreendedor e na área contábil não seria diferente. O mercado competitivo, pode levar a queda dos valores de honorários contábeis e por isso fazer uma gestão eficiente se torna essencial.

É necessário fazer uma boa gestão contábil, para que o escritório de contabilidade possa se diferenciar dos concorrentes. Neste sentido, de acordo com dados fornecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, até junho de 2019, o número de contabilistas registrados no Brasil correspondia a 517.857 profissionais.

Em 2021, este número se manteve estável, com 516.638 profissionais registrados, segundo o Conselho Federal de Contabilidade. Portanto, com esta alta demanda de profissionais e com o número expressivo de escritórios de contabilidade operando no Brasil, algumas técnicas de gestão contábil são necessárias para que o contador possa administrar da melhor forma a empresa, e estas técnicas estão listadas abaixo:

Definição dos honorários contábeis

Fazer a precificação de um determinado produto ou serviço é um desafio para qualquer empreendedor e na área contábil não seria diferente. O mercado competitivo pode levar à queda dos valores de honorários contábeis e por isso fazer uma gestão eficiente se torna essencial.

Por isso, é muito importante conhecer os custos dos serviços e o nível de produtividade da equipe, a fim de que eles possam ser definidos da melhor maneira, e os honorários sejam pagos. Entender também qual área está apresentando mais resultados irá contribuir nesta relação com os clientes e ampliar a lucratividade do escritório contábil.

Manter a atualização

Tanto o gestor quando os demais profissionais devem se manter atualizados principalmente quando há mudanças nas regras contábeis e fiscais. Através do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o governo vem orientando e evoluindo a quantidade de informações que são repassadas para o fisco.

Além disso, contribui na identificação de erros durante o cruzamento fiscal. Por este motivo, manter uma equipe atualizada se torna um fator muito importante na entrega da qualidade do serviço.

Definição dos processos

Em conjunto com a qualificação e atualização de uma equipe, está a necessidade de desenhar processos claros e práticos. Tendo em vista que quanto mais alinhado for o processo de um escritório, melhores serão as chances de aumentar a qualidade dos serviços.

Quando os resultados não estão próximos dos objetivos definidos no planejamento, significa que está no momento de rever as ações. Para o aprimoramento contínuo dos processos é importante a utilização do ciclo PDCA. O ciclo PDCA, é uma abordagem simples e ao mesmo tempo extremamente eficiente que auxilia no entendimento de como deveria ser feita a gestão do negócio.

Mas na maioria dos casos, os escritórios contábeis falham na utilização deste método. Significado do PDCA: estas siglas se referem às etapas: planejar, desenvolver, conferir e agir. E seguir esta ordem pode ajudar na hora de definir novos processos.

Ter um sistema de gestão

A quantidade de informações que influencia nas tomadas de decisões de um escritório e nos processos com clientes é enorme. E fazer o controle delas sem um sistema informatizado é quase impossível. Através de um sistema de gestão é possível que o escritório faça o controle dos contratos, gestão de protocolos, controle de obrigações. Atualmente no mercado existem diversos tipos de softwares que podem colaborar de maneira efetiva na gestão do escritório contábil.

Entender as necessidades dos clientes

Entender a necessidade do consumidor é mais que uma obrigação, a sobrevivência do escritório no mercado depende diretamente de quanto o empreendedor conhece e entende os clientes. O cliente é a razão pela qual a empresa foi aberta.

Diante disso se deve refletir no nível de conhecimento do cliente, como é o relacionamento do empreendedor com ele e como ocorrem as negociações. Conhecer o comportamento do empreendedor irá auxiliá-lo a entender melhor o nível de satisfação dos clientes e quais ações importantes deve tomar para solucionar todas as demandas dos clientes.

Fazer a análise dos lucros

Por último, tudo que o empreendedor diz para os clientes sobre como é importante fazer o controle financeiro do negócio deles também vale para seu escritório contábil. A lucratividade da empresa só aumentará se uma gestão eficiente lhe for dedicada.

Buscar utilizar ferramentas que facilitam a rotina diária, registrar tudo que entra e sai do caixa, conhecer os custos de cada serviço oferecido e fazer uma correta precificação dos serviços são fatores decisivos para o sucesso do escritório contábil. Estes são apenas alguns passos para que o escritório possa crescer de forma saudável.

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