São Paulo, SP 27/5/2021 – Nossa presença em diferentes segmentos nos possibilitou contribuir para minimizar os impactos da emergência sanitária e realizar a entrega confiável de produtos
Relatório mostra atuação da empresa em três frentes no combate à COVID-19: saúde e segurança dos colaboradores, atendimento a clientes e suporte à sociedade. Companhia reforça metas ambientais com foco em carbono neutro e economia circular
A BASF acaba de divulgar seu Relatório Anual América do Sul referente a 2020. Como um relatório integrado, o documento reúne o desempenho econômico, ambiental e social da empresa na região e o resultado das principais iniciativas e projetos do período. Em um ano atípico, devido às adversidades enfrentadas em todo o mundo causadas pela pandemia do coronavírus, a companhia reforçou o foco na atuação em três frentes: saúde e segurança dos colaboradores, atendimento ao cliente e suporte à sociedade.
Disponível no website da BASF, o Relatório Anual apresenta a governança e a visão de sustentabilidade da empresa, que compreende toda a cadeia de valor, desde a aquisição de recursos de forma responsável, passando pela operação segura e eficiente de suas fábricas, até o desenvolvimento de soluções para o mercado que contribuem de forma significativa para a sustentabilidade.
Meio ambiente – O relatório destaca as principais metas ambientais globais, que visam reduzir em 25% as emissões de CO2 até 2030 (base 2018), atingir € 22 bilhões em vendas de produtos que contribuem significativamente para a sustentabilidade até 2025 e incentivar que 80% dos fornecedores melhorem seu desempenho sustentável.
Além disso, a empresa quer dobrar as vendas geradas de soluções para a economia circular, chegando a € 17 bilhões até 2030. No Brasil, a BASF lançou em conjunto com outras empresas e a Fundação Espaço ECO, uma plataforma baseada em blockchain para escalar soluções de economia circular com o compartilhamento de informações entre elos da cadeia de embalagens: fabricantes, fornecedores e recicladores de embalagem, além de entidades da sociedade civil e governamentais.
Sociedade – Outro tema destacado é a atuação da companhia para ajudar comunidades vulneráveis em toda a América do Sul impactadas pela crise do coronavírus. As 115 ações realizadas pela empresa beneficiaram 1,7 milhão de pessoas, somando mais de 700 toneladas de produtos distribuídos em parceria com clientes, além de mais de 20 mil cestas básicas entregues na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, contando com o apoio de uma rede de voluntários formada por 800 colaboradores da empresa.
As doações em diversas frentes incluíram parcerias estratégicas, como com a Fundação Grupo Volkswagen, para doação de máscaras com visor, e o programa Pintar o Bem, de apoio da Suvinil para pintores. Outra ação importante da companhia foi a transferência da tecnologia da produção do espessante Luviset® 360, vinda da Alemanha para o Complexo Químico de Guaratinguetá (SP), matéria-prima utilizada na produção de álcool em gel, fundamental na luta contra o coronavírus.
“A pandemia evidenciou a importância das matérias-primas e soluções desenvolvidas pela indústria química, uma vez que atuamos com produtos que se tornaram ainda mais essenciais para os segmentos farmacêutico, de higiene, saneamento, produtos de limpeza doméstica, embalagens, entre outros. Nossa presença em diferentes segmentos nos possibilitou contribuir para minimizar os impactos da emergência sanitária e realizar a entrega confiável de produtos para os nossos clientes”, conta Manfredo Rübens, presidente da BASF para a América do Sul.
Clientes – A pandemia também reforçou e acelerou o uso de tecnologias e plataformas online, que permitiram a continuidade das operações e o contato com clientes e parceiros, como a realização da BASF Virtual X. A feira de negócios, desenvolvida integralmente em ambiente digital e interativo, reuniu mais de mil visitantes, em três dias de evento, que conheceram mais de 11 estandes de diferentes segmentos, participaram de 30 webinars e conheceram mais de 100 conteúdos produzidos com foco nos clientes.
A BASF também lançou iniciativas para apoiar e orientar seus clientes. Entre elas está a plataforma We Care, que nasceu da intensa demanda por produtos farmacêuticos, de limpeza doméstica e de higiene pessoal. A iniciativa reúne conteúdos voltados ao combate da COVID-19, como informações sobre insumos para a fabricação de produtos para lava-louças e lava roupas, sabonetes líquidos, lenço umedecido, limpadores de superfície, álcool em gel e medicamentos.
Economia – As vendas da BASF na América do Sul totalizaram, em 2020, € 3,6 bilhões. Ao redor do mundo, a companhia contabilizou vendas de € 59,1 bilhões, sendo que € 16,7 bilhões foram provenientes de soluções que contribuem substancialmente para a sustentabilidade na cadeia de valor. No mesmo período, foram investidos, globalmente, € 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.