A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Empresa de logística de última milha avalia impacto ambiental

Até 2025 a Shippify quer neutralizar o impacto de sua atividade nas cidades

São Paulo 2/6/2021 – Em janeiro de 2020, cada entregador rodou em média 2,48 km para uma entrega, esse número em fevereiro de 2021 já é menor, foi de 1,91 km por entrega

Até 2025 a Shippify quer neutralizar o impacto de sua atividade nas cidades

Em apenas um ano a comunidade de entregadores da Shippify, empresa especializada em tecnologia para entregas de última milha, percorreu nas cidades brasileiras o equivalente a 500 voltas completas na Terra. São motos, carros, caminhonetes, vans e utilitários em geral pilotados por uma comunidade aprovada que chega a 22 mil shippers, como são chamados os entregadores da empresa. “Vivemos uma época em que as demandas urbanas de locomoção impactam não só o trânsito que recebe centenas de veículos diariamente, mas também o meio ambiente devido à emissão de gás carbono (CO2). Nosso sistema de roteamento consegue ser eficiente a ponto de gerar rotas inteligentes que reduzem o tempo dos veículos nas ruas”, explica Lucas Grossi, diretor da Shippify para o Brasil.

Em 2019 a empresa estima que a frota utilizada tenha emitido cerca de 190 toneladas de CO2. “Em janeiro de 2020, cada entregador rodou em média 2,48 km para uma entrega, esse número em fevereiro de 2021 já é menor, foi de 1,91 km por entrega”, informa o diretor. Para mensurar a emissão de poluentes e o impacto da frota nas cidades, a empresa fez uma projeção da emissão de CO2 por entrega e vem monitorando o desempenho da frota através da melhoria de performance do aplicativo e da otimização das rotas de entrega por região. “A partir disso, além de buscarmos mais parceiros para aquela região, com o objetivo reduzir a distância percorrida para cada entrega, nossa plataforma é inteligente para otimizar as rotas para que a emissão de poluentes seja a menor possível”, informa Lucas Grossi.

Com as medidas atuais, os resultados já são observados e a emissão média de CO2 por entrega reduziu cerca de 23% em 2021 em relação ao ano passado e 42% em relação a 2019. E esse número poderá crescer até o final do ano, diz o diretor da Shippify. “Se um veículo roda menos para fazer uma entrega, também emite menos poluentes”, exemplifica o diretor.
A meta é neutralizar o impacto até 2025. Para isso a Shippify conta com inovações no aplicativo a fim de contribuir para que as cidades também evoluam e seus recursos sejam mais eficientes. “Além de usarmos muitos carros que já estão no trânsito, das rotas otimizadas, e adotarmos Centros de Distribuição (CDs) mais próximos das áreas de atendimento, vamos buscar por frotas elétricas e, por fim, quando a emissão de CO2 já estiver bem reduzida, pretendemos utilizar empresas de neutralização de emissões de carbono para zerar nosso impacto ambiental”, afirma o diretor.

“Promovemos avanços regulares no aplicativo que evoluiu apresentando, não só informações precisas e em tempo real para clientes e compradores, como também permitiu rotas mais eficientes. Ofertamos uma experiência de entrega, única, que transforma o processo de compra online. E assumimos nosso compromisso com cidades inteligentes e mais sustentáveis. Esse é também um diferencial para os grandes players do varejo que podem agregar mais uma ação sustentável para reforçar sua boa reputação diante dos consumidores. Também estamos conscientes de que cada vez mais temos consumidores preocupados não só com a qualidade dos produtos que compra, mas também de quem e de como essa empresa atua”, analisa o executivo da Shippify.

Atualmente a empresa realiza cerca de 500 mil entregas mensais. Para esse volume de entrega a Shippify utiliza veículos subutilizados nas ruas das cidades e o cadastro de interessados em participar da comunidade é feito diretamente no site da empresa. “O diferencial da empresa está na experiência tecnológica que permite interações durante o processo. A tecnologia tem papel fundamental na experiência de entrega que nossos clientes oferecem. Ela representa controle, facilidade e economia para quem contrata, enquanto proporciona maior autonomia para quem recebe, que pode rastrear, editar informações e acompanhar a entrega. Ou seja, estamos complementando a vivência do consumidor com o produto que compra. Somos um aliado para fidelizar e engajar o consumidor, transformando o processo logístico em uma nova ferramenta de marketing”, finaliza.

Os interessados em participar da comunidade de shippers podem se cadastrar no site

Website: https://www.shippify.co