O Grande Prêmio de Fórmula 1 da Holanda neste domingo (27) não teve apenas o recorde de vitórias consecutivas de Max Verstappen (9) em uma mesma temporada – igualando Sebastian Vettel em 2013 – como número expressivo. Nada mais, nada menos que 97% dos espectadores do GP em Zandvoort utilizaram meios de transporte “sustentáveis” para ir até o circuito, segundo a organização.
Corrida de carros “sem” automóveis
Ao todo, o público superou as 300 mil pessoas desde sexta-feira (25), uma média de 100 mil/dia. O número vultuoso foi possível graças a alguns fatores específicos do grande prêmio holandês. O primeiro é a localização: a pequena cidade litorânea de Zandvoort, com menos de 20 mil habitantes, não suporta a chegada de pessoas em veículos particulares neste volume.
Soma-se a isso a facilidade do transporte público com trens e ônibus elétricos saindo a quase todo momento de Amsterdã (a menos de 50km do local) e a cultura holandesa de pedalar. Dessa forma, cerca de 45 mil pessoas por dia foram de bicicleta até o autódromo (a imagem aérea da transmissão da corrida não deixa mentir).
Além disso, uma pequena parte foi a pé e a menor delas em carros, que além dos donos, levaram caronas. No entanto, a ideia é ampliar essa marca. Com a sustentabilidade em seu cerne, o evento espera atingir 100% dos espectadores transportados de modo sustentável até 2025.
Veja também: Nova lei deve proteger e recuperar nascentes d’água
Em busca do carbono zero
O evento nos Países Baixos, que retornou ao calendário da F1 2021 após quase três décadas de ausência, é um importante exemplo para a modalidade. Em 2019, foi anunciado o objetivo “Net Zero 2030”, que na prática visa cortar as emissões absolutas de carbono da F1 em pelo menos 50% no período.
Em 2026, a modalidade terá combustível sustentável em seus carros como um marco. Mas o maior desafio a ser mitigado é a logística de viagens de todo o “circo da Fórmula 1”. Isso porque são mais de 20 etapas anuais pelos cinco continentes, que representam dois terços da pegada de carbono da categoria.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook