A proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 mobiliza professores e estudantes de escolas públicas em todo o país. No primeiro dia de aplicação do exame, os candidatos enfrentam questões de linguagens, ciências humanas e a prova de redação. Porém, é a única discursiva do exame e não zerar essa prova é requisito para participar de processos seletivos para vagas no ensino superior.
O professor de Língua Portuguesa do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, em Manaus (AM), José Félix da Costa Filho considera o Enem como uma prestação de contas. “Eu costumo dizer que o Enem é o pagamento, como se fosse a prestação de conta do discente com seus responsáveis e com a escola, de tudo que estudou tanto no ensino fundamental quanto médio”, comenta.
A professora de Língua Portuguesa e Redação, Bruna Ribeiro, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Escritora Paulo Cavalcanti, compartilha da mesma visão.
“Estamos sempre tranquilizando muito os estudantes. Na verdade, eles vão consolidar nessa prova tudo que sabem. Não é nada novo, que possa causar medo ou travá-los, eles são muito capazes de realizar essa prova e a passar por essa etapa da vida estudantil”, diz.
Para preparar os alunos nessa reta final, Bruna Ribeiro fala sobre a importância da prática constante, e recomenda aos alunos que coloquem na prática o conhecimento adquirido ao longo do ano. Além disso, a leitura de notícias e a familiarização com legislações-chave, como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, são cruciais para um bom desempenho na prova, segundo a Agência Brasil.
Veja também: Professora usa pizza para ensinar matemática: “é uma coisa prática”
Temas da redação do Enem
Sobre os temas da redação, a professora aponta que eles refletem questões relevantes da sociedade. Ela aponta que para um bom texto é fundamental a leitura de notícias, para estar informado sobre questões atuais. Além disso, livros e cinema também podem trazer repertório para os textos dos estudantes.
Assim, o Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e as notas podem ser utilizadas para ingresso no ensino superior e bolsas de estudo.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.
*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva