Acessórios de beleza inclusivos vão ser distribuídos de graça para pessoas com limitação motora, como deficiência física ou fraqueza muscular. A iniciativa, do Grupo Boticário em parceria com a Mercur, desenvolveu uma base aderente, para ajudar a fixar embalagens, e um “engrossador” para os cabos de pincéis ou batons.
Segundo o gerente sênior de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, Rony Santos, o trabalho começou há cerca de dois anos. “Trabalhamos de dentro para fora com levantamentos e contatos contínuos com nossos colaboradores e desenvolvedores, o que nos possibilita uma melhor compreensão de nossos consumidores diversos em escala cada vez mais ampla e mais profunda, respondendo com agilidade aos seus desejos e necessidades”, conta. Os insights para o projeto vieram da Beleza Livre, comunidade online de grupos minorizados para a co-criação de produtos das marcas do grupo.
Os acessórios foram debatidos e testados por integrantes da comunidade que avaliaram a ergonomia das peças. Um time multidisciplinar de fisiotetapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e limitação motora também opinaram nas etapas de desenvolvimento dos materiais.
Veja também: Praia acessível: cadeiras anfíbias democratizam banho de mar
Acessórios ergonômicos
O Engrossador Multiuso permite facilitar o uso de produtos como batons, máscara de cílios, pincéis e cremes para mãos, entre outros, facilitando o movimento de pega para quem tem alguma limitação nos membros superiores. Já a Base Aderente dá fricção para facilitar a abertura de embalagens de perfumes, cremes corporais, loções, produtos de cabelo e outros, evitando que as embalagens escorreguem. “Os resultados são produtos inovadores que possibilitarão maior autonomia para o cuidado pessoal e que tornará o dia a dia mais funcional para as pessoas com deficiência”, avalia Dayani Rodrigues Rabuske, Especialista em Projetos na Mercur.
Os acessórios podem ser retirados de graça nas lojas selecionadas e listadas no site do Grupo Boticário. É preciso fazer um cadastro, escolher a data, a loja e o horário para retirada desejado. Terapeutas ocupacionais estarão disponíveis para orientar o público sobre o uso. Os acessórios também serão distribuídos gratuitamente para os colaboradores com limitações nos membros superiores do Grupo Boticário e de empresas parceiras, como a Mercur e Antilhas – empresa responsável pelo serviço logístico de entrega dos itens.
O cadastro pode ser feito por meio da página criada especialmente para o projeto. A retirada vai ser feita de 18 a 24 de março.
Inicialmente, cinco lojas vão fazer a distribuição dos itens:
- Belém/PA – Shopping Castanheira, loja EUC 169/170 – Castanheira (O Boticário)
- Brasília/DF – Shopping Conjunto Nacional, loja T-5 – Asa Norte (O Boticário)
- Curitiba/PR – Shopping Mueller, piso L3 – Centro Cívico (Quem disse, Berenice)
- Salvador/BA – Shopping da Bahia, loja 003 – Caminho das Árvores (O Boticário)
- São Paulo/SP – Shopping Bourbon, loja 107 – Perdizes (O Boticário)