O mundo se despede do maior jogador de futebol de todos os tempos: Pelé. Com postagens de pêsames de jogadores, personalidades como Barack Obama e até mesmo da Nasa, a trajetória do atleta é lembrada com carinho por todo o planeta. Além de todo o desempenho já conhecido do jogador dentro de campo, existem outros momentos da vida de Edson Arantes do Nascimento que revelam uma personalidade admirável. Reunimos aqui alguns desses bons momentos, que merecem ser lembrados.
Reconhecimento
O maior jogador do mundo tem, ao todo, 21 estátuas em diferentes lugares do mundo. Duas estão no Museu Tussauds: uma em Londres, feita em 1966, e outra em Nova York, com a camisa do New York Cosmos, time no qual Pelé encerrou a carreira como jogador.
Já a estátua “Soco no Ar” está na sua cidade natal, em Três Corações, Minas Gerais. O monumento foi inaugurado em 2008 e tem 12 metros de altura. Além de Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, o atleta também foi presenteado com esculturas na Ucrânia e na Índia.
Para marcar os 50º aniversário do tricampeonato mundial de 1970, Pelé ganhou uma homenagem especial da CBF. A entidade maior do futebol brasileiro encomendou uma estátua de cera em tamanho real, com medidas baseadas no próprio Rei, para eternizá-lo no Museu Seleção Brasileira. A peça fica exposta no museu, no Rio de Janeiro.
Ajudou a parar a guerra
Um choque entre dois grupos étnicos da Nigéria (Ibo e Hausa) causou um dos eventos mais dramáticos da África: a Guerra de Biafra, com mais de 2 milhões de mortos. Essa guerra civil começou em 1967 e durou até 1970.
Nesse período, em 1969, a equipe do Santos, com Pelé, foi para a África realizar uma turnê com jogos amistosos. A convite do governo local, o Santos foi para a Nigéria para um jogo com o Benin City. Para que a equipe pudesse chegar ao Estádio Ogbe com segurança, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo.
Nessa partida, a equipe de Pelé venceu por 2 a 1. Na turnê, o Santos realizou nove jogos, teve cinco vitórias, três empates e uma derrota. Foram marcados 19 gols, e Pelé foi o artilheiro com oito gols feitos.”
Atuação em filmes e na música
“Graças a sua magia, o rei também transformou o futebol em uma plataforma global de socialização e marketing. Como atleta do Santos, viajou por todo o mundo como se fosse um artista musical, que percorre o planeta para apresentar os seus shows a uma legião de fãs.” É assim que a CBF define a trajetória de Pelé na área cultural.
Esse destaque foi mencionado pelo artista plástico Andy Warhol. Acostumado a retratar grandes personalidades da cultura mundial, como Elvis Presley e Marilyn Monroe, o norte-americano fez uma obra do rei e sentenciou: “Em vez de 15 minutos de fama, ele terá 15 séculos”.
Pelé fez dupla com Elis Regina, uma das intérpretes de maior talento que o Brasil já viu. Ele também se aventurou na composição, começando em 1968, com Gosto tanto de você e Recado à criança, gravadas pelos cantores Wilson Simonal (1938 – 2000) e Jair Rodrigues (1939 – 2014), ambos então no auge da popularidade. A carreira não parou no tempo: o último lançamento foi feito em 2016, com o lançamento do single Esperança. O samba composto pelo atleta foi gravado com toque de rap e levada de samba-rock para celebrar os jogos olímpicos na cidade do Rio de Janeiro (RJ)
O Rei também gravou filmes dos mais variados estilos. Um dos mais famosos foi “Fuga para a vitória”, quando contracenou com o Sylvester Stallone, ícone do cinema norte-americano no século passado.
No cenário nacional, Pelé foi o protagonista de “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”, filme brasileiro de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias que homenageou o maior jogador de todos os tempos.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Veja também: