Um ex-soldado britânico fez história ao se tornar o primeiro amputado das duas pernas acima do joelho a subir o Monte Everest. Hari Budha Magar, de 43 anos, conseguiu o feito com duas próteses projetadas especialmente para ele.
Hari fez a escalada para aumentar a conscientização sobre a deficiência e mostrar que ter uma deficiência não significa que uma pessoa é limitada.
Planos de subir o Monte Everest
A ideia de subir o Monte Everest existia há anos, mas tinha uma lei no Nepal que proibia amputados de duas pernas e cegos de subir o monte. Em 2018, o Supremo Tribunal do Nepal derrubou a lei, possibilitando a escalada.
O alpinista chinês de 69 anos Xia Boyu, amputado das duas pernas, porém, abaixo do joelho, foi outro que foi beneficiado pela lei e subiu o Everest, mas no ano da liberação da lei.
Veja também: Amigas comemoram 81 anos com volta ao Mundo
História de Hari Budha Magar
Magar é pai de três filhos e já alcançou locais de grande altitude e subiu outras montanhas no Nepal. Segundo o portal The Himalayan, Hari é dono de outros recordes. Em 2022, ele fez história como o primeiro amputado das duas pernas acima do joelho a caminhar até o acampamento base do Everest. Além disso, ele foi o primeiro a completar paraquedismo duplo na região do Everest.
Veja o trajeto de Hari
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.