Filhotinhos de cachorro com roupinhas que lembram os uniformes de garis ganharam as redes sociais nos últimos dias. A ação da equipe de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) foi criada para ajudar a encontrar famílias para os animais, que frequentemente chegam à unidades da SLU. E deu certo: até o momento, dos 140 cachorros resgatados, 24 já encontraram lares graças à iniciativa, chamada “Cata Pata”.
A realidade dos cães abandonados é um desafio constante. Recentemente, o SLU resgatou duas vira-latas que foram encontradas dentro de um saco plástico em Ceilândia. Como resposta a essa situação, o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, reuniu uma equipe de servidores para montar um projeto que solucionasse efetivamente a questão dos cães abandonados. “Apesar de o SLU cuidar somente da limpeza urbana, nos preocupamos com o meio ambiente, incluindo os animais. Abraçamos essa causa”, explica.
Para adotar um dos filhotes é necessário preencher um formulário. Assim, o processo de comunicação para acolher esses animais é simplificado.
Veja também: Ex-frentista brasileiro expõe obra de arte no Museu do Louvre
O projeto conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema), que oferece castração e atendimento veterinário aos animais resgatados. Além disso, os servidores do SLU oferecem alimentação e cuidados médicos diários aos animais.
No entanto, manter e cuidar desses animais requer recursos, e os custos de ração e tratamentos são consideráveis. Por isso, o projeto Cata Pata está aberto a contribuições da comunidade. O incentivo à adoção, através da ação criativa do Cata Pata, é uma porta para um novo começo para esses cães necessitados.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.
*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva