Digite para buscar

Gente que faz Mundo

Aos 118 anos, mulher mais velha do mundo carregará tocha olímpica nas Olimpíadas de Tóquio

Kane Tanaka, a mulher mais velha do mundo, enfrenta a segunda pandemia de sua vida e revela que seu objetivo é chegar aos 120 anos.

A japonesa Kane Tanaka nasceu em 1903 e é reconhecida pelo Guinness Book – o livro dos recordes – como a pessoa viva mais velha do mundo. Em 02 de janeiro deste ano, ela completou 118 anos. Kane é sobrevivente de duas pandemias (a da gripe espanhola e a da covid-19), duas guerras mundiais e dois cânceres. Agora, a mulher mais velha do mundo tem outro desafio: carregar a tocha olímpica nas Olimpíadas de Tóquio, em maio.

Kane mora em uma instituição para idosos em Fukuoka, ao sudoeste do Japão. Contudo, seu neto Eiji contou à CNN americana que a avó ainda mantém um estilo de vida ativo. “Queremos que outras pessoas vejam isso, se sintam inspiradas e não pensem que a idade é uma barreira”, afirma ele.

Desse modo, a expectativa é que a japonesa percorra em maio uma parte dos 100 metros com a tocha olímpica em uma cadeira de rodas. A vontade dela, porém, é dar os últimos passos a pé.

Leia também: Cidade elege cachorro prefeito

O segredo da longevidade

Quando questionada pela equipe do Guinness sobre qual o momento mais feliz de sua vida, ela respondeu: “agora”. Foto: Kyodo via Reuters

O segredo da longevidade de Kane Tanaka, em suas próprias palavras, é “comer uma comida saborosa e nunca parar de estudar”, de acordo com a agência de notícias ANSA. E ela não desanima: a japonesa ainda declarou querer chegar aos 120 anos!

Tanaka viveu cinco eras imperiais japonesas (Meiji, Taisho, Showa, Heisei e Reiwa) e trabalhou na loja de arroz da família até os 103 anos. Ela tem quatro filhos, cinco netos e oito bisnetos.

Por conta da pandemia do coronavírus, Kane passou o 118º aniversário longe da família. Ainda assim, recebeu de presente dos familiares um tênis para o seu desafio de maio. A comemoração foi na instituição onde Tanaka mora. Dessa forma, a celebraçaõ foi com a equipe e os outros moradores – e com certeza teve refrigerante, porque ela adora.

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva

Você pode gostar de…
É bom e faz bem – pra que serve o pilates?

Olha que fofinhas a gente <3 Ale, eu e Hermínia, no dia da gravação. Foi nossa Leia mais

uruguai
De carro para o Uruguai

Tiéli conta como foi a aventura de seguir viagem de carro até o Uruguai. Foram vários dias de viagem e Leia mais

5 opções para substituir o canudinho de plástico

Um movimento que não para de crescer é a guerra contra os canudinhos descartáveis. Vamos combinar: na maioria dos casos Leia mais

Conheça o projeto “O que há de você em mim”

É bem comum ver casais em fotos cinematográficas produzidas em ensaios "pré-wedding". E as produções estão cada mais dignas de Leia mais

Casa Cor PR 2018 – Projetos diferentes e ousados

Um jardim de ponta cabeça, uma escalada na parede do quarto. Essas ideias meio malucas foram destaque na Casa Cor Leia mais

Vende Tudo Brasil
Uma empresa que vende tudo o que tem na sua casa (e onde você pode comprar tudo o que precisa para o lar)

"Mansão no São Braz vende tudo a partir de R$ 2". Foi com essa manchete que conheci a Vende Tudo Leia mais

Compartilhe boas notícias!
Tags:
Isabela Stanga

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná, que ama aprender sobre tudo e conversar sobre suas descobertas. Curitibana, mas São Joseense de coração, indecisa e de riso fácil... Disposta a tornar o mundo um lugar um pouco melhor ;)

  • 1

Deixe um Comentário

Seu endereço do email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *