“Conectar gente que precisa de ajuda psicológica com gente que quer ajudar”. Esse é o resumo que o youtuber e humorista Whindersson Nunes fez sobre um aplicativo que as equipes dele estão desenvolvendo. O foco do app é ajudar as pessoas a acessarem profissionais como psicólogos e psiquiatras. O humorista passou recentemente por um tratamento contra a depressão.
“Nesse aplicativo, você vai ter uma ajuda de um psicólogo voluntário (…) é uma espécie de um exemplo de como é uma terapia. Porque muita gente não vai, nunca, porque não pode pagar ou tem preconceito”, explica. Não há uma data, ainda, para o lançamento da plataforma. Tanto por causa de questões tecnológicas (desenvolvimento e testes), quanto burocráticas. Isso porque o atendimento psicológico on line no Brasil é autorizado, mas segue algumas regras. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) veda essa modalidade, por exemplo, em situação de violência ou de violação de direitos. “A gente vai fazer tudo direitinho para não ter nenhum problema”. Segundo ele, o download será gratuito.
Entrevista
Whindersson deu detalhes sobre o projeto em uma entrevista ao programa Fantástico, exibido nesse domingo (15). Durante 35 minutos, o humorista falou sobre a fase difícil que enfrentou nos últimos meses ao se descobrir com depressão. Na conversa, ele fez questão de destacar os preconceitos que enfrentou (e ainda enfrenta) por causa da doença. A entrevista mostra como, embora atinja 5,8% da população nacional, a depressão ainda é pouco esclarecida no Brasil.
Por outro lado, o bate papo também reforça que a doença tem tratamento – e solução. Ao anunciar a volta da carreira – que teve um hiato de cerca de 3 meses por causa da condição de saúde – Whindersson mostra que a depressão pode ser combatida. Ao mesmo tempo em que revela como os sentimentos de quem enfrenta a doença são confusos, ele desenha a trajetória de clareza ao contar como a terapia e o acompanhamento psiquiátrico foram essenciais.
Leia também: The World Piece: tatuagem coletiva conecta desconhecidos de todo o mundo
Vídeo
O programa exibiu uma versão reduzia da conversa, mas disponibilizou a íntegra no site. Vale a pena conferir a entrevista (que tem até participação especial de um dos cachorrinhos dele).
Veja a entrevista completa de Whindersson Nunes ao Fantástico
Whindersson sabe a relevância que tem. Com mais de 30 milhões de seguidores (só no YouTube) e uma influência forte sobre o público jovem, ele falou com responsabilidade para combater preconceitos e a franqueza de quem se expõe sem medos.
Se você sente que precisa de ajuda psicológica, converse com pessoas próximas e procure por esse apoio. Canais como o CVV (Centro de Valorização da Vida) também ajudam em momentos de crise. Se precisar de apoio emocional, ligue 188 ou acesse o site https://www.cvv.org.br.
CONFIRA MAIS BOAS NOTÍCIAS!
Para ver os vídeos do Tudo Já Existe, se inscreva em nosso canal do youtube
Siga nossas boas notícias no Instagram
Nos acompanhe no Facebook