Aos 61 anos, Josefa Feitosa largou a vida estável no Nordeste do Brasil para realizar seu sonho: viajar pelo mundo.
“Mulher preta, vidóloga, cidadã do mundo”. Esta é Josefa Feitosa, segundo ela mesma. Assistente social aposentada, mãe de três filhos criados e avó, está onde a mala está. Isso porque, após conquistar a tão sonhada aposentadoria, decidiu largar a estabilidade para se aventurar pelo mundo.
Aos 61 anos, Josefa acumula mais de 30 anos como assistente de uma penitenciária feminina. Seu trabalho com as detentas, que incluiu a produção de fanzines, despertou atenção na Europa. Assim, Josefa foi convidada a ir para Portugal – e foi aí que seus horizontes começaram a se expandir. “Foi a chave que abriu o meu mundo”, conta ela ao UOL.
Veja mais boas notícias: Bioexpedição à fronteira final: uma viagem com a HomeBiogas
Mesmo sem saber falar outra língua a não ser o português, a “vovó viajante” aproveitou a ida a Portugal para conhecer outros países. Hoje, aposentada, vive com sua mochila de dez quilos nas costas, vivendo em hostels e conhecendo pessoas de todos os lugares do planeta.
Inspiração nas redes sociais
Em suas redes sociais, Josefa compartilha as suas aventuras e dá dicas de viagem para seus mais de 20 mil seguidores. Assim, é uma mulher que “aceita convite para sorrir e contar histórias”, como escrito em seu perfil no Instagram.
Dessa maneira, com suas andanças, mais do que compartilhar dicas de viagem, a vovó inspira seus seguidores a seguirem seus sonhos. “Morro de vontade de te encontrar e abraçar forte….e só te conheço por aqui…mas foi e é um amor e admiração que não sei de onde vem 😍❤️”, escreveu uma internauta em uma das postagens de Josefa.
“Minha linda! Amei sua atitude muito nobre estou contando a sua história para todo mundo”, comentou outra seguidora. Josefa é mesmo uma mulher inspiradora!
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.