A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Artista brasileiro de 11 anos vai expor obras no Museu do Louvre

João Elyo tem Síndrome de Down e é artista plástico desde os 9 anos. Agora, graças a vaquinha, conseguirá ir até Paris expor suas obras.
João Elyo tem Síndrome de Down e é artista plástico desde os 9 anos. Agora, graças a vaquinha, conseguirá ir até Paris expor suas obras.

João Elyo Araújo Castro, de 11 anos, vai representar o Brasil em Paris. Artista plástico há dois anos, ele impressiona por suas obras abstratas que mesclam diferentes estilos de cores, as quais se harmonizam perfeitamente, de acordo com críticos de arte.

Nascido em Esperantina (PI) com Síndrome de Down, João pintou dezena de telas e já expôs seu trabalho em Teresina, Belém, Rio de Janeiro e Estados Unidos. Recentemente, suas obras chamaram a atenção de especialistas em Paris, os quais o convidaram para expor no Museu do Louvre. Mas, como seus pais ainda têm outro filho, não tinham condições de pagar a viagem do pequeno artista.

Apoio dos internautas

João começou a pintar nos pisos, nas paredes e nos móveis de casa e, desde então, vem aprimorando sua técnica. Foto: VOAA/Divulgação

Assim, o portal VOAA, ligado ao Razões para Acreditar, iniciou uma vaquinha para ajudar a custear a ida de João até Paris. Graças à solidariedade dos internautas, 75% da quantia necessária já foi arrecadada. Ou seja: o artista já está com a viagem marcada!

As doações vão pagar passagem, hospedagem, transporte e alimentação durante os três dias de exposição. A seguir, confira o vídeo que João e sua mãe gravaram para agradecer o apoio que receberam!

Veja mais boas notícias: Artistas brasileiros e britânicos lançam “Galeria Virtual Disputa Nervosa”

https://www.instagram.com/p/CXlufLijeYT/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again

Trabalho reconhecido

Mais do que a exposição, João também vai participar de um livro na capital francesa. Assim, além de ter suas obras apreciadas, sua biografia será publicada — o que permite que seus admiradores conheçam melhor sua história.

João mal consegue conter a felicidade. Entre corações, sorrisos e “joinhas”, expressa sua gratidão aos que participaram da vaquinha. “Muito obrigado!”, diz, mandando beijos para a câmera.

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.