O caso aconteceu nos Estados Unidos, quando Rina Liou saiu para fazer compras sem sua carteira. Assim, a caixa do local decidiu ajudá-la.
Parecia um dia normal na cidade de Walgreens, nos Estados Unidos. Rita Jackson Burns trabalhava no caixa de um mercado, como de costume, quando a corretora de imóveis Rina Liou passava seus produtos. Isso até a cliente perceber que tinha esquecido a carteira em casa.
Rina começou a entrar em desespero. Ela poderia pagar por um aplicativo, mas não estava conseguindo conectá-lo ao celular. Ficou cada vez mais desesperada.
A atendente, percebendo a tensão de Rina, decidiu ajudá-la. “Estou um pouco sem dinheiro porque só tenho 20 dólares na minha conta, mas vá em frente e pague suas compras”, ofereceu.
A conta da cliente deu $12,41 (mais ou menos R$65) e, mesmo que tivesse que ainda pagar as suas próprias contas com o que restou, Rita se sentiu feliz em contribuir. “Eu quis ajudar porque sei que se eu estivesse em apuros, gostaria que alguém fizesse o mesmo por mim”.
Amizade e gratidão
A corretora de imóveis ficou extremamente grata e devolveu à caixa os 12 dólares, além de mais 30 de presente. Mas o agradecimento não parou por aí.
Liou publicou a história nas redes sociais, a qual viralizou no bairro e fez com que os moradores quisessem agradecer a Rita pela ação. Além disso, um canal de televisão de Houston, KHOU-11, também mostrou o acontecido.
Por fim, amigos e clientes organizaram uma vaquinha digital para a caixa, que trabalha há mais de 38 anos no Walgreens. O movimento, chamado “Gratidão à Sra. Rita”, já arrecadou mais de 60 mil reais.
Michelle Suh, moradora do bairro onde fica o mercado, é uma das coordenadoras da campanha. “Rita é uma vizinha no verdadeiro sentido da palavra (…) Até que a Walgreens e nosso país paguem mais aos nossos trabalhadores essenciais, vamos dar um passo em frente para garantir que a Sra. Rita tenha mais de $ 20 em sua conta (… ) Ela tem sido muito gentil conosco e adoraríamos mostrar o quanto ela significa para nós”, escreveu na descrição da vaquinha.
Emocionada, Rita diz que sabe que seus clientes a amam, e que sente o mesmo por eles. “Estou muito grata”.
Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.