Um grupo de vizinhos do bairro Santa Cândida, em Curitiba (PR), está transformando terrenos baldios em hortas e jardins. A atitude de buscar melhorias para a região embeleza e preserva a área. Além disso, as hortas servem à comunidade e engajam os moradores a terem uma relação mais próxima com a natureza.
Atitude para transformar
Tudo começou quando o aposentado João Batista da Silva conheceu um grupo que se uniu para limpar um trecho da margem do Rio Atuba. “Se eles faziam, eu também poderia e deveria fazer algo para cuidar do meu canto”, conta.
Distante algumas quadras dali, a aposentada Rosélia Koppen sentiu-se motivada com a ação do seu João e também decidiu ser uma agente de transformação. Dessa forma, criou um jardim florido à beira do rio, onde o bairro faz divisa com o município de Colombo. Essa foi a solução que ela encontrou para acabar com o matagal que a deixava insegura. Depois de limpar o terreno, plantou mudas de flores que buscou na casa da família, em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais. “Agora eu tenho um pouquinho da minha cidade natal aqui em Curitiba”, diz.
A tarefa de podar, regar e varrer o terreno é diária e feita com dedicação pela moradora. “Aqui é o meu paraíso e sou realizada em cuidar. Em vez de cansaço o que eu sinto é satisfação”, destaca.
O cuidado com o espaço no bairro motiva outros moradores. “Ela é tão caprichosa que acabou contaminando outras pessoas a cuidarem melhor das frentes das suas casas”, conta a dona de casa, Adelir Nunes Oliveira. Além disso, a iniciativa de Rosélia também rendeu um reconhecimento público. A prefeitura de Curitiba concedeu a ela um certificado de “Boas Práticas”.
Veja mais boas notícias: Empresa cria hastes flexíveis de plástico biodegradável
Espaço de cultivo e socialização
A atitude de Rosélia também inspirou moradores de outra rua, algumas quadras acima do jardim cultivado. Um grupo se uniu para revitalizar um espaço antes improdutivo e transformá-lo em um lugar de cultivo e socialização. Nasceu então a “Bela Hortinha”, uma horta comunitária onde quem cultiva tem o direito de colher.
Os moradores alugaram máquinas, compraram terra, sementes e conseguiram o engajamento da comunidade. Os canteiros são decorados com caixotes e pneus coloridos transformados em personagens infantis. Tem vaso em formato de Minions, personagem de animação infantil, borboleta, centopeia e outros bichinhos divertidos.
“As verduras fresquinhas são ótimas, mas nada se compara à terapia que é cultivar a terra e ver a rua cada vez mais bonita”, conta Priscila Nadolni. Ela é uma das responsáveis pelo cuidado com o espaço.
Por fim, eles também reivindicaram melhorias do serviço público. Dessa forma, conquistaram a instalação de uma academia ao ar livre e reforço na iluminação.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.