A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Barbie lança boneca em homenagem à primeira piloto negra

Barbie lança boneca em homenagem à primeira piloto de aeronaves negra dos Estados Unidos. Bessi Coleman era conhecida por suas acrobacias.
Mattel homenageia primeira piloto negra dos Estados Unidos.

O novo lançamento da Barbie é uma homenagem à primeira piloto negra dos Estados Unidos. Bessie Coleman foi uma jovem negra que se tornou piloto na década de 1920 e tornou-se a mais recente heroína da série de bonecas “Barbie Mulheres Inspiradoras”, da Mattel.

A aviadora Bessie era conhecida por suas impressionantes acrobacias aéreas, além de ter aberto novos caminhos no campo da aviação. Ela foi inspiração para novas gerações de pilotos negros, nativos americanos e principalmente mulheres.

Foto: Reprodução/Instagram @barbie

A piloto norteamericana foi a primeira pessoa negra a conseguir uma licença internacional de piloto de aeronaves. Para isso, Bessie teve que ir até a França para obter a licença, pois não haviam oportunidades de treinamento de pilotagem para mulheres negras nos Estados Unidos naquela época.

Homenageando um ícone que voa alto, a boneca foi esculpida à semelhança de Bessie, vestindo um tradicional traje de aviador verde-oliva, incluindo um boné com a inscrição “BC”. Além disso, a boneca foi batizada com um dos apelidos atríbuidos a ela na época, “Brave Bessie” (Corajosa Bessie, em português).

Foi muito bom conhecer mais sobre uma mulher tão ousada e maravilhosa que estava à frente do seu tempo”, diz a designer de embalagens, Priscila Bara. 

História de Bessie Coleman

Bessie Coleman cresceu em uma região pobre em Atlanta, Texas. Ajudou desde cedo a mãe a colher algodão para ganhar dinheiro, mas o que ela queria mesmo, era cursar uma faculdade. Podendo pagar somente um semestre do curso, soube que as mulheres na França tinham mais direitos – e podiam até pilotar aviões.

Foi assim que Coleman focou sua missão em se tornar uma piloto de aeronaves. Para conseguir realizar o sonho, teve que estudar a língua francesa e economizar dinheiro. Assim, embarcou para a França aos 29 anos, após matricular-se em uma escola de aviação. Recebeu sua licença internacional de piloto em 1921.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

No ano seguinte, voltou para os Estados Unidos e surpreendeu multidões com suas impressionantes acrobacias que popularizaram o apelido de “Brave Bessie”. Em 1922, tornou-se a primeira mulher afro-americana a encenar um vôo público – e continuou a ganhar a vida exibindo seus truques de barnstorming, conhecido como Circo voador.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Good News e Mattel Creations. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.