“A taxa de captura de lixo feita pela barreira de bolhas chega a 86%”
Uma start-up holandesa criou uma barreira de bolhas que impede que a poluição plástica chegue ao mar. A barreira de bolhas foi feita por uma equipe de holandeses amantes do oceano, em 2017. O objetivo do projeto era desenvolver uma forma de capturar o plástico em toda a largura e profundidade de um rio e direcioná-lo para um sistema de coleta e compressão dos resíduos.
Segundo a The Great Bubble Barrier, a cada minuto, o equivalente a um caminhão cheio de lixo plástico é despejado nos oceanos. Essa quantidade é equivalente a 1.440 caminhões por dia, cerca de 8 bilhões de quilos por ano. 80% desses plásticos são enviados diretamente da terra.
“Os rios são a estrada para os nossos oceanos, transportando a poluição até lá”, explica Francis Zoet, cofundador da startup.
A primeira barreira de bolhas foi instalada há 4 anos em uma via navegável em Amsterdã. Em 2022, uma segunda plataforma foi instalada na foz do rio Oude Rijn (Velho Reno) em Katwijk, no sul da Holanda, depois que os moradores expressaram indignação com a poluição plástica que estava espalhada na praia da cidade.
A barreira de bolhas
A cortina de bolhas é criada por um compressor de ar movido à eletricidade renovável. Ele bombeia o ar para o tubo que é colocado no fundo do canal, de forma diagonal ao leito do rio. Desse modo, as bolhas levantam os plásticos para a superfície e o fluxo dos canais do rio desagua lateralmente em um sistema de captação.
Esse sistema é projetado para funcionar em harmonia com a cortina de bolhas para coletar e reter plásticos. Após a coleta, ele será removido para processamento e reutilização.
Além disso a barreira de bolhas opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. E funciona independentemente dos níveis de água, permitindo que a vida aquática e o tráfego fluvial passem sem impedimentos. Após testes bem-sucedidos na Holanda, mais duas barreiras de bolhas estão sendo planejadas para Portugal e Alemanha.
A utilização da barreira de bolhas é eficaz removendo plástico dos cursos de água, já que a taxa de captura de lixo é de 86%. Além disso, mais de 80 kg de detritos secos inorgânicos foram coletados pela Bubble Barrier Amsterdam todos os meses com base em dados de 6 meses em 2021.
Poluição plástica
Há evidências crescentes do impacto da poluição plástica na saúde humana e no ambiente marinho. A forma mais comum de poluição plástica encontrados em nossos cursos d’água são itens plásticos como sacolas plásticas, garrafas e recipientes para alimentos. A maneira mais eficaz de resolver o problema é impedir que o plástico chegue aos rios e oceanos. É por isso que iniciativas como a barreira de bolhas são importantes.
A missão da Grande Barreira de Bolhas é exatamente isso: parar a poluição plástica mais perto da fonte antes que ela flua para o nosso oceano.
Uma simples e eficaz iniciativa!
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações de Positive News e The Great Bubble Barrier.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.