A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Batucando: com projeto musical, crianças vivem transformação social

Mais do que a formação musical, o projeto Batucando tem levado transformação social para as cerca de 60 crianças e adolescentes
percussão, batucando

É em meio de caixas, repiques, surdos, agogôs, tamborins e chocalhos que crianças participantes do projeto Batucando desenvolvem habilidades musicais. A ideia era usar ritmos de samba, e os instrumentos foram escolhidos com foco nesse estilo. “Mas mudamos a escolha das obras para abarcar os estilos preferidos pelo nosso público”, explica o maestro Cássio Viante. Professor de percussão e idealizador da iniciativa, ele também dá aulas de piano no conservatório de música de Ponta Grossa.

Para animar as crianças, o repertório passou a contar com pop rock internacional, com direito a Michael Jackson e White Stripes. Já para contentar a plateia de pais e avós, entraram ritmos nacionais como o baião do Nordeste e a música tradicional gaúcha – “Asa Branca” e “Do fundo da grota” são alguns dos sucessos que se destacam.

Veja mais boas notícias: Menina dorme durante apresentação de ballet: “Acorda, Cecília!”

Música que transforma

Mas mais do que a formação musical, o projeto Batucando tem levado transformação social para as cerca de 60 crianças e adolescentes de Ipiranga, no interior do Paraná, que participam das atividades desde janeiro deste ano.“Queríamos que as crianças tivessem interação social e convivência positiva, para aprender música a partir disso. Ou seja, a música é o fio condutor, e não o fim em si mesma”, explica Cássio Viante.

A proposta foi selecionar alunos atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social, alguns moradores da zona rural, e ensinar os fundamentos de instrumentos de percussão. No percurso, trazer conceitos de autonomia, responsabilidade e do valor da educação para toda a vida.

“Aos poucos fomos construindo um clima de respeito com o grupo, por meio do desenvolvimento das habilidades musicais, que eles têm de sobra, mas também era nosso objetivo desenvolver a socialização.”

Apresentações do Batucando

Em meio a muito som, após onze meses de aulas o grupo está fortalecido e vai se apresentar em cidades próximas, como Guamiranga e Ivaí, além da cidade natal. O espetáculo acontece no complexo esportivo José Izaias Blum, de Ipiranga, às 19h, do dia 2 de dezembro com entrada franca. Será a última apresentação do ano.

“Batucando” Apresentação da orquestra de percussão
Local – Campo de futebol suíço do complexo esportivo José Izaias Blum (Rua Josefa Vieira s/nº, Ipiranga, Paraná)
Dia 2 de dezembro, às 19h

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Veja também: