A mãe do pequeno Enrico, de um mês, é médica e recebeu a Coronavac ainda grávida. Dessa forma, acredita-se que o bebê seja o primeiro da região a ter nascido com anticorpos, confirmados via teste de neutralização do novo coronavírus.
No dia 19 de maio, a Secretaria de Saúde de Tubarão, em Santa Catarina, anunciou que uma criança nasceu com anticorpos contra a Covid-19. Enrico, de um mês, é filho de Talita Mengali Izidoro, médica que foi vacinada com 34 semanas de gestação.
Depois de dois dias do nascimento do bebê, um teste para avaliar se ele teria anticorpos contra o coronavírus atestou positivo. A fim de conferir o resultado, a família de Enrico decidiu enviar o laudo para especialistas, entre eles o secretário de saúde de Tubarão, obstetra. Após análises, eles confirmaram a notícia.
Ao G1, Talita expõe que o caso é uma dose de esperança a todos. “Ficamos felizes e emocionados e que sirva de incentivo a outras gestantes”, afirma.
Esperança e proteção
A amostra de sangue coletada do bebê atestou 22% de anticorpos. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não existem dados de outras crianças que nasceram também com a proteção.
Em entrevista ao G1, o secretário de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, afirma que este é o primeiro caso documentado na cidade. “É o primeiro caso de Tubarão sem dúvida nenhuma e na região também. Provavelmente seja o primeiro caso em Santa Catarina”, declara.
Ainda não se sabe com certeza o tempo de permanência dos anticorpos no organismo de Enrico. Portanto, ele passará por acompanhamento e realizará exames com três e seis meses de vida, para conferir se a imunização irá permanecer.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva