Aos 46 anos, Helen Ramalho é mãe de quatro filhos e militar há 28 anos. Uma das primeiras mulheres a entrar no Corpo de Bombeiros, em 1993, a Coronel agora garante mais uma vitória feminina.
Em cerimônia realizada na Residência Oficial de Águas Claras (DF), Helen Ramalho recebeu a nomeação de primeira Coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mãe e militar, teve o apoio da instituição para conciliar as duas atividades e hoje conta com inúmeras conquistas.
28 anos de história
A história de Helen nos Bombeiros começou cedo, quando ela tinha apenas 18 anos, e é marcada pelo pioneirismo. Isso porque, além de primeira Coronel do DF, a jovem participou da primeira turma que aceitou mulheres na instituição, em 1993.
Para o G1, Helen conta que enfrentou dificuldades nessa época. “Pelo fato de ser pioneira, tive que provar muita coisa. Não apenas eu, pois esta é uma conquista de todas as bombeiras, que vêm fazendo um trabalho muito grandioso e de reconhecimento”, expõe.
Mas nada pôde parar Helen. Desse modo, ela acumula conquistas em sua carreira. Antes da nomeação como Coronel, Helen comandava 800 militares, responsáveis pela vigilância do Aeroporto Internacional de Brasília e do Park Way. Hoje, ela supervisiona a central de operações integrada do Distrito Federal.
Além disso, Helen é formada em Engenharia de Segurança contra Incêndio e Pânico e participou de estudos inéditos no Brasil, em 2007, sobre os meios de combate de incêndios urbanos com espuma.
Mulher, militar e mãe
Mãe de uma filha de 12 anos, gêmeos de 11 e um menino de 9, a Coronel relata que, para ela, as funções se complementam. “É tudo junto e misturado. Não dá para desassociar, mas, lidar com carreira e maternidade exige um equilíbrio que a gente precisa buscar a todo momento”, afirma ao G1.
Ela complementa que seu objetivo é fazer com que todos se sintam bem, seja no trabalho ou em casa. “Quero que minha tropa se sinta amparada e cuidada como meus filhos se sentem. Não sei dizer onde começa uma e termina outra [mãe e militar]”, reconhece.