A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Brasil quebra recordes e é primeiro colocado nos Jogos Parapan-Americanos

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 se encerraram neste domingo, 1º de setembro com um recorde. Essa edição entrou para a história com o maior número de medalhas já conquistadas pelo Brasil na competição. Após nove dias de provas, atletas brasileiros chegaram à inédita marca de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata […]
parapan-americanos

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 se encerraram neste domingo, 1º de setembro com um recorde. Essa edição entrou para a história com o maior número de medalhas já conquistadas pelo Brasil na competição. Após nove dias de provas, atletas brasileiros chegaram à inédita marca de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan. 

Último dia

O último pódio do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima veio com o paulista Lauro Chaman. Ele foi ouro na prova de resistência no ciclismo de estrada. No entanto, a colocação já não era novidade: a conquista foi a terceira medalha dele em Lima. O atleta já havia recebido um ouro na perseguição individual de pista e uma prata no contrarrelógio de estrada. Já o cearense Maciel Santos, da bocha, campeão individual na classe BC2, e prata por equipes em Lima, foi o porta-bandeira brasileiro no Estádio de Atletismo da Videna (Vila Deportiva Nacional), no encerramento dos Jogos, na noite do domingo. 

O Brasil foi o primeiro colocado no geral, com o dobro de campeões do segundo colocado no quadro de medalhas.

Os Estados Unidos foram os vice-campeões com 57 ouros, entre 182 no total. Apenas dois à frente do México, terceiro colocado, com 55 de 158. Ao todo, 512 integrantes compuseram a missão brasileira em Lima.

Leia também: Aplicativo ajuda pessoas cegas a se locomoverem pela cidade

Uma história de vitórias

Desde os Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede do Pan-Americano, a delegação brasileira é imbatível no topo do quadro de medalhas. Contudo, o último recorde era de 257 conquistas, sendo 109 ouros, na edição de quatro anos atrás, em Toronto, Canadá. Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, a campanha foi memorável. “Foi uma competição desafiadora e, certamente os Jogos Parapan-Americanos mais difíceis que o Brasil já disputou. Nossos atletas lograram mais êxitos do que nós prevíamos ou imaginávamos”.

Vitoriosos desde o início

Desde o sábado, 24, dia seguinte à cerimônia de abertura no Estádio Nacional de Lima, o Brasil se manteve à frente, com uma média de 34 pódios diários. Neste cálculo, eram cerca de 13 ouros por dia. Das 17 modalidades em disputa, os brasileiros dominaram o quadro de medalhas em 11: atletismo, natação, bocha, halterofilismo, tênis de mesa, judô, badminton, taekwondo, goalball, além dos coletivos futebol de cinco (para cegos) e futebol de sete (paralisados cerebrais).

CONFIRA MAIS BOAS NOTÍCIAS!

Para ver os vídeos do Tudo Já Existe, se inscreva em nosso canal do youtube
Siga nossas boas notícias no Instagram
Nos acompanhe no Facebook