Uma mulher de 94 anos pode entrar para o Guinness Book por ser a estudante mais velha na educação básica. Maria Edelzuita de Souza está no 3º módulo do Centro de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria da Educação de Pernambuco, em Petrolina (PE).
A estudante vai superar em 10 anos o queniano Kimani Maruge Ng’ang’a. Segundo o Guinness, o homem quebrou o recorde aos 84 anos. Porém, a brasileira iniciou os estudos em 2022, com 93 anos, para realizar o sonho de aprender a ler e escrever.
Maria teve esse direito negado na infância pelo pai que não permitia frequentar a escola. Isso porque, para ele, meninas alfabetizadas saberiam escrever “cartas para os namorados”. Porém, na época, a mãe, que era alfabetizada, ensinou letras, sílabas e como formar pequenas palavras.
Estudo para os filhos
Maria Edelzuita priorizou os estudos dos nove filhos que teve. No entanto, apenas após o falecimento do marido, com quem foi casada durante por 60 anos, ela resgatou o sonho de estudar.
Veja também: Advogada “simplifica” linguagem do direito para que toda população compreenda
A aluna destaca a importância de estar na escola, mesmo aos 94 anos. “Estudem, no estudo é que se aprende tudo. Na escola se aprende o que é bom. Eu queria ser menina de novo pra começar agora e terminar só na faculdade”, diz. Agora,ela sonha escrever um livro para contar a história que viveu.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva