A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Pessoas com mobilidade reduzida usam cadeiras adaptadas para entrar no mar

Com o uso de cadeiras adaptadas, pessoas com mobilidade reduzida podem se banhar no mar em praias no litoral do Paraná.
Pessoas com mobilidade reduzida podem tomar banho de mar em cadeiras adaptadas nas praias do litoral paranaense
Foto: Gilson Abreu/AEN

O projeto Praia Acessível disponibiliza cadeiras adaptadas para que pessoas com mobilidade reduzida possam tomar banho de mar nas praias do Paraná. Ao todo, 51 pessoas puderam utilizar o equipamento nas duas semanas iniciais do atendimento.

Nas praias do litoral paranaense, os seis pontos de acesso das cadeiras adaptadas podem ser encontrados nos munícipios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Esta ação é uma parceira da Sanepar e das Secretarias do Esporte e Desenvolvimento Social e Família do Estado do Paraná.

“Nosso cuidado deve ir muito além da inclusão, mas também abrange a conscientização, para que todos possam pensar em meios e formas de todos participarem de momentos de lazer e bem-estar”, destaca o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

Diferente de anos anteriores, nesta edição, a grande novidade é que o atendimento é feito por especialistas de educação física e fisioterapia, com ênfase em ações para a pessoa com deficiência. Além disso, outros profissionais que atuam nas ações do Verão Maior Paraná também receberam capacitação na área.

Veja mais boas notícias: Equipe traduz parto em libras para mãe com deficiência auditiva

Realização de um sonho

Fernando Smolinski (38), era surfista mas teve que deixar o sonho de lado depois que recebeu o diagnóstico de uma doença rara, ficando com a mobilidade reduzida. Ele conta que passou mais dois anos sem entrar no mar e não conteve a emoção ao reencontrar seu refúgio com uso de cadeiras adaptadas.

Foto: Divulgação/SEDEF

“Por muito tempo surfei e a praia era meu refúgio. Desde que tive meu problema de saúde, acabei deixando de frequentar. Ao chegar na praia e conhecer essa possibilidade, foi sensacional. Fiquei com as energias renovadas e ainda mais feliz ao me sentir cuidado. As pessoas que conduzem as cadeiras são muito preparadas, até uma fisioterapeuta acompanhou minha entrada, isso é um grande diferencial”, comemorou Fernando.

Cadeiras adaptadas

Todas as cadeiras adaptadas são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Elas têm rodas especiais que possibilitam o deslocamento na areia e no mar. Além disso, contam com cinto de segurança, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Dessa forma, possibilitam que o usuário entre no mar em uma profundidade segura por serem mais altas.

A orientação é feita por profissionais qualificados para conduzirem as pessoas com deficiência até a cadeira e também para auxiliarem o uso do equipamento

Confira as datas e locais da ação

  • De 28 de dezembro a 31 de janeiro
  • De terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Guaratuba
  • Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n
Matinhos
  • Balneário Caiobá – Av. Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa
  • Matinhos – Final da Travessa Morena e início da Rua das Sereia
Pontal do Paraná
  • Ipanema – Av. Dep Anibal Khury, no final da Av. São Luís
  • Shangrilá – Av. Dep. Anibal Khury, no final da Av. Edo Puhl
  • Praia de Leste – Avenida Dep. Anibal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.