Inspirado na Europa, o café Tia Nair permite aos clientes presentearem-se uns aos outros com café e também com positividade!
Já pensou em entrar em um café, pagar por alguma bebida e deixar que outra pessoa aproveite? É assim que funciona a cafeteria Tia Nair, em Goiânia (GO). Dessa forma, os clientes pegam um bilhete deixado por outra pessoa, com uma mensagem positiva, mas também com um café pago. A regra é simples: receba um café e deixe outro para outro cliente!
Assim, a ideia é espalhar amor e positividade, sobretudo em tempos difíceis como a pandemia de Covid-19. De acordo com Nair Oliveira Melo, que toca o café junto de suas filhas, Angélica, Simone e Valéria, o estabelecimento é praticamente uma extensão de sua casa. “Menina, eu amo levantar cedo e vir para cá”, conta ela ao portal Razões Para Acreditar.
União da família
Entretanto, a história de Nair não foi sempre marcada pela alegria. Há três anos, seu Aníval, seu marido e pai de suas filhas, faleceu após cair de uma escada enquanto pendurava luzes de Natal na casa da família. Antes do ocorrido, eles cuidavam do café em casal, mas dona Nair reuniu suas forças e suas filhas e decidiu continuar o negócio.
Segundo Simone e Angélica, elas cresceram em um ambiente de cafeteria e não queriam perder essa ligação. A ideia do café compartilhado, por sua vez, veio de fora do Brasil. “As pessoas ficaram intrigadas, elas queriam saber como funcionava!”, explica Simone. Hoje, o Tia Nair possui seus clientes fixos, mas continua atraindo novas pessoas cotidianamente.
“Eu diria que hoje o Aníval está muito bem, porque ele estaria muito feliz em saber que eu continuei com essa cafeteria junto com as meninas. Não teve nenhum momento que eu quis desistir dela. Eu queria continuar aquilo que nós realizamos juntos”, finalizou Nair. Para conferir mais detalhes dessa história, clique aqui.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.