Servidores públicos da Controladoria-Geral do Estado do Paraná (C-GE) são incentivados a cada 4 meses a realizarem a doação de sangue no Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). Dessa forma, eles ajudam a abastecer o estoque de sangue disponível na rede de saúde do Estado.
Com o nome “Sangue Bom CGE”, a campanha busca incentivar a solidariedade entre os servidores, além de contribuir para o atendimento a quem precisa das doações.
Veja mais boas notícias: Crianças incentivam doação de perucas para pessoas que perdem os cabelos
A importância da doação de sangue
A doação de sangue é um ato de solidariedade. Isso porque cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. O sangue doado pode ser utilizado em pessoas com doenças do sangue e medula óssea, em pessoas que se submetem a tratamentos quimioterápicos e intervenções cirúrgicas de grande porte e complexidade, como transplantes de órgãos.
O Hemepar, instituição que recebe as doações, é responsável pela distribuição de sangue a 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do Paraná.
Quem pode doar sangue
Para estar apta a doar, a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 69 anos e pesar mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar no momento da doação um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.
É indicado que, antes da doação, o doador siga os seguintes passos para manter sua saúde:
- Estar descansado, dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa 4 horas antes da doação);
- Caso doe sangue depois do almoço, é preciso aguardar 2 horas;
- Pessoas com mais de 60 anos podem doar, desde que já tenham realizado doação anteriormente.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob supervisão de Ana Flavia Silva.