A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Campanha leva enxovais e mini berços de papelão a famílias carentes

Um financiamento coletivo busca doar enxovais e mini berços para famílias carentes. A campanha “Bela Baby Box – Proteja a infância no início da vida”, também prevê a promoção de palestras e oficinas sobre educação em saúde. Entre os temas estão preparação para o parto, aleitamento materno e cuidados com o bebê recém-nascido. O projeto […]

Um financiamento coletivo busca doar enxovais e mini berços para famílias carentes. A campanha “Bela Baby Box – Proteja a infância no início da vida”, também prevê a promoção de palestras e oficinas sobre educação em saúde. Entre os temas estão preparação para o parto, aleitamento materno e cuidados com o bebê recém-nascido. O projeto é uma parceria entre a Bela Gil, Morada da Floresta e ChildFund Brasil, com o apoio da WestRock.

Mini berço e enxoval são o foco da arrecadação da campanha. Foto: divugação.

Primeiros mil dias

É durante os primeiros mil dias de vida – incluindo o período de gravidez – que acontece a maior evolução de crescimento humano. Porém, diante da extrema pobreza é difícil ter condições para garantir os cuidados adequados. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada pelo IBGE, há 13,5 milhões de pessoas no Brasil nessa situação. Ou seja: elas possuem uma renda mensal inferior a R$ 145.

Este primeiro financiamento deve beneficiar 70 famílias carentes de três municípios do Piauí, mas pode ser estendido a outras localidades do país. As primeiras cidades escolhidas foram Curimatá, Cristino Castro e Santa Luz – localidades onde o ChildFund já atua no desenvolvimento social com foco em crianças e adolescentes.

A taxa de mortalidade infantil no Piauí é a quarta mais alta do país, segundo dados de 2018 do IBGE. Enquanto no Brasil foram registradas 12,8 mortes para cada mil nascimentos, no Piauí esse número sobe para 18,5. A extrema pobreza também é uma realidade nos municípios escolhidos, fazendo com que as crianças tenham a infância cerceada. Isso compromete não apenas o desenvolvimento dos pequenos, mas também o de toda a região.

“Trabalhamos para mudar essa realidade, ressaltando a importância dos vínculos familiares. Com foco na criança, atuamos para transformar a família socialmente e sustentavelmente”. Joyce Mara, gerente de pessoas e cultura do ChildFund Brasil.

Leia também: Barco Sorriso leva doações para povos ribeirinhos no Paraná

Cuidados e meio ambiente

O enxoval doado inclui um mini berço de papelão com colchão, capa impermeável e lençol. Além disso, o kit tem fraldas de pano, roupas de algodão, lenços e máscaras reutilizáveis, manta, mosquiteiro e itens de higiene. A simples combinação de água e sabão segue sendo a melhor estratégia para combater várias doenças infecciosas.

Os berços de papelão são tradicionais na Finlândia, desde 1938, onde cada família recebe um destes quando a criança nasce. Eles têm sido utilizados em outros países como forma de garantir um local seguro e de qualidade para as crianças nos primeiros meses de vida. No Brasil, alguns municípios, como Cuiabá e Cascavel, possuem programas assistenciais com entrega desse tipo de berço.

“No projeto Bela Baby Box garantimos o acesso a itens essenciais para um início digno da vida. Itens capazes de promover saúde, conforto e economia para as famílias gestantes”. Ana Paula Silva, da Morada da Floresta.

Além de economia, as fraldas de pano modernas geram um impacto social e ecológico, pois reduzem a geração de resíduos de fraldas descartáveis. Com 4 fraldas de pano ecológicas, a família deixa de utilizar aproximadamente 900 fraldas descartáveis, evitando o descarte de uma tonelada de plástico. “A proposta da ação Bela Baby Box leva em consideração os padrões de produção e o consumo consciente, engloba o benefício de um produto ecológico, sem produtos químicos que podem ser nocivos ao bebê, somado à conveniência”, explica Ana Paula Silva.

Serviço

As doações podem ser feitas até o dia 10 de novembro pela plataforma de financiamento coletivo Evoé. Há recompensas para doações a partir de R$ 30 como, por exemplo, o Livro Bela Maternidade da Editora Sextante assinado pela Bela Gil. O link para da campanha é https://evoe.cc/bela-baby-box-participe-proteja-a-infancia-no-inicio-da-vida.

Mais sobre → ·