A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Caranguejos trocam ‘casa de plástico’ por conchas naturais com ajuda de fotógrafo

Fotógrafo de vida selvagem tem dado uma pequena 'ajuda' aos caranguejos, contribuindo com a preservação da vida marinha no Japão
shawn-miller-crabs
Trabalho realizado por Shawn Miller. Foto: Shawn Miller / reprodução Instagram.

O fotógrafo especialista em capturar flora e fauna selvagem Shawn Miller, em Okinawa, no Japão, tem dedicado parte do seu tempo em algo que vai além da arte da fotografia. O profissional ajuda na preservação de espécies de caranguejo. Os pequenos crustáceos costumam usar conchas de moluscos que já morreram para criarem suas próprias casas. No entanto, em busca de proteção rápida, os pequenos animais têm usado potinhos e tampinhas de garrafa de plástico e outros materiais como refúgio.

Dessa forma, Shawn Miller oferece conchas naturais para que os caranguejos troquem as peças de plástico. O fotógrafo, que tem trabalhos reconhecidos e exibidos na revista National Geographic, World Wildlife Fund (WWF) e Blue Planet II, percebeu o uso do lixo marinho pelos crustáceos em 2010. Com todo esse trabalho anterior, em 2014 ele decidiu criar seu próprio projeto e ajudar centenas de animais.

Leia também: Chicletes viram arte em miniatura pelas ruas em Londres

Casas personalizadas para os garanguejos

Com o passar do tempo, Shawn foi personalizando o trabalho ecológico. Assim, em boa parte das conchas naturais que Shawn usou para trocar pelo plástico usado por caranguejos, ele esculpiu pequenas mensagens sobre sustentabilidade. Entre elas: “água é vida”, “paciência”, “faça essa troca pela natureza”, “acredite” e “proteja com amor”.

O profissional também tem divulgado ideias de sustentabilidade e meio ambiente com palestras e oficinas para crianças. Shawn Miller fala sobre como proteger a vida marinha para o futuro das gerações. Além disso, numa forma de incentivar as crianças, o fotógrafo fez com que cada uma personalizasse uma pequena concha natural – usadas depois como novas casas de caranguejos.

Confira abaixo parte do trabalho realizado por Shawn Miller

O fotógrafo arrecada doações para continuar com o trabalho de preservação e conservação de caranguejos em Okinawa. Assim, na página oficial do projeto, é possível ajudar com pequenos valores mensais a partir de R$ 25.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook