A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Casa Cor PR 2018 – Projetos diferentes e ousados

Um jardim de ponta cabeça, uma escalada na parede do quarto. Essas ideias meio malucas foram destaque na Casa Cor Paraná 2018

Estive na Casa Cor Paraná há duas semanas, conferindo de perto a mostra de arquitetura, decoração e designer de interiores em uma mansão aqui em Curitiba. Eita lugar bonito, viu?

Neste ano, foram 42 ambientes projetados por diferentes equipes de profissionais, com o tema “Casa Viva”. E o que eu mais vi por lá foi: planta. Obviamente a galera apostou no verde para dar vida aos ambientes.

Separei dois projetos que achei bem diferentões e ousados, mas, principalmente, focados na pegada da sustentabilidade e na coexistência harmoniosa com a natureza. Um deles é o Toilette Masculino, das designers de interiores Camila Rocha e Mônica Pajewski, e outro é o Lugar de Criança, das arquitetas Neliza Ferraz e Nathália Silva. Importante: entendo 0 coisas de decoração, tendências de arquitetura e afins. Por isso que esse conteúdo é legal: é uma leiga contando sua experiência sobre projetos que podem ser aplicados na vida <3

Foto: Matheus Kaplun

Jardim no teto

No toilette clean da dupla estreante na Casa Cor, o que chama atenção é o jardim. No teto. Não, não daqueles verticais nem daquelas plantas que tem uma caída linda e fazem uma cascata de folhas pela parede. Elas estão de ponta cabeça, mesmo. Uma a uma, foram preparadas com uma proteção para a terra não cair, projetadas e penduradas em ganchinhos até preencher o teto todo. Ousadia e alegria.

E não é só isso. Os espelhos de diferentes formas remetem à pedras, células ou amebas (?) – cada um usa a imaginação a seu favor. E se você está se perguntando onde estão as lâmpadas desse cômodo, fique tranquilo: a iluminação é na parede dos espelhos, feita de uma tela tencionada (quase derrubei, sim ou com certeza?). Ou seja, meu bem: você não acende a luz, você acende a parede. Todinha, do chão ao teto.

Lugar de criança

Foto: Matheus Kaplun

Uma área exclusiva para os pequenos (que inclusive podiam ficar por lá enquanto os pais estavam passeando pela casa) parece um mini escritório. Tudo é tão pequeno e aconchegante que dá vontade voltar a ser criança para poder usufruir. Tem até luzinhas no teto (no meu tempo a gente colava umas estrelas que brilhavam no escuro, quem lembra?).

Mas dois pontos me chamaram atenção. O primeiro: todo o espaço foi aproveitado. Na parede, escaladas, um painel metálico para trocar o figurino da boneca, prateleiras com livros para todas as idades. Um cantinho da leitura faz uma concha de silêncio para quem quer focar nos livros. Mesinha de atividades e uma televisão, também, para assistir uns bons desenhos, que ninguém é de ferro, né?

O segundo: os tapetes e revestimentos dos pufes feitos com linha de malha reaproveitada. E a valorização de artistas e profissionais autorais em quadros e pelúcias espalhadas pelo ambiente. Vai dizer se você não tem vontade de ter um cantinho assim do seu tamanho, para desligar do mundo?

Se você, assim como eu, viu essas plantas e já foi logo pensando: “mas não vai dar bicho isso no meu banheiro?” ou no outro:”como é que faz uma escalada na parede das crianças?” assiste ao nosso vídeo que elas contaram um pouco sobre como foi o processo de inspiração – e o trabalho que deu para colocar os projetos em prática.

Na descrição do vídeo estão as redes sociais das profissionais, caso você se empolgue e resolva replicara alguma das ideias em casa. Ah! A Casa Cor fica aberta até o dia 1º de julho (corre, meu filho!). E o mais legal: alguns dos itens expostos estão à venda, com descontos de até 50%.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook

Mais sobre → ·