Uma casa da periferia da cidade de Belo Horizonte-MG está concorrendo a um prêmio internacional de arquitetura. Conhecida como “Casa no Pomar do Cafezal” concorre na categoria “Casa do Ano” no prêmio ArchDaily Building of the Year 2023.
A premiação escolhe os melhores projetos de edíficios do ano. Em 2023, participam mais de 4.500 edifícios em 15 categorias diferentes. Cada categoria apresenta a excelência em inovação, sustentabilidade e funcionalidade no campo da arquitetura.
Casa no Pomar do Cafezal
O proprietário da casa, Kdu dos Anjos, contou ao site do ArchDaily que prefere chamar a Casa no Pomar do Cafezal, carinhosamente, de “meu barraco”. A casa fica na Vila Cafezal, na região Centro-Sul de Belo Horizonte e conta com sala, cozinha, lavandeira, 2 banheiros, terraço, varanda e deck.
O imóvel foi construído em um terreno anguloso, de aproximadamente 70m². Houve a possibilidade do encaixe de dois módulos estruturais de 3×3m, em dois níveis, ladeados por um “puxadinho” encostado na divisa. À distância, não se percebe qualquer contraste em meio a mescla de construções de tijolos cerâmicos aparentes do Aglomerado da Serra.
Veja mais boas notícias: Casal faz fotos de “pré wedding” em universidade onde se conheceu
Esta foi a segunda obra executada pelo coletivo LEVANTE, que é uma união de arquitetos, estudantes e engenheiros liderados por Fernando Maculan e Joana Magalhães. A iniciativa tem o objetivo de elaborar projetos envolvendo mais fornecedores e apoiadores para a arquitetura na periferia.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações da ArchDaily.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.