A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Casa sustentável e móvel: estudantes viajam 3.000 km em van movida a energia solar

O veículo consegue rodar até 730 km por dia com a luminosidade do sol. Mas também anda em dias nublados e até à noite, graças a sua bateria.
O veículo consegue rodar até 730 km por dia com a luminosidade do sol. Mas também anda em dias nublados e até à noite, graças a sua bateria.

Os carros movidos a energia elétrica já são realidade. Mas você já ouviu falar de uma van que consegue energia através do sol? Estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveram uma casa sobre rodas que usa painéis solares para se movimentar.

Em outubro, os responsáveis pelo veículo fizeram uma viagem de mais de 3.000 quilômetros, provando a eficiência e o conforto de utilizá-lo. Assim, os universitários saíram de sua cidade, Eindhoven, e foram para o sul da Espanha. Que aventura!

Chamado de Stella Vita, é o primeiro motorhome (casa sobre rodas, em tradução livre) movido a energia solar do mundo. Em 24 horas, a van pode percorrer até 730 quilômetros, a uma velocidade de 120 quilômetros por hora.

Veja mais boas notícias: Fontes renováveis de energia foram debatidas na COP 26

Conforto e energia sustentável

Apesar de utilizar a energia solar, não precisa estar sol para se usar a Stella Vita. Isso porque, com a luminosidade dos dias nublados, ela ainda consegue gerar cerca de 70% da energia necessária para se mover. Além disso, o motorhome possui uma bateria recarregável, que consegue percorrer aproximadamente 60 quilômetros em períodos noturnos, ou seja, sem luminosidade alguma.

De acordo com os desenvolvedores da Stella, ela “gera energia solar suficiente para dirigir, tomar banho, assistir TV, carregar seu laptop e fazer café”. Foto: Solar Team Eindhoven.

Por dentro, a van possui cama, cozinha e até televisão. Tudo, é claro, movido a energia sustentável. Segundo a Universidade de Tecnologia de Eindhoven,  a Stella Vita é uma casa sobre rodas autossustentável. “Através de painéis solares no teto, é independente de estações de carregamento”. Mas, em caso de emergência, é possível também carregá-la com energia elétrica em postos de abastecimento.

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.