Fotos foram produzidas durante quatro dias e três noites. Fotógrafo Victor Lima, autor das imagens, contou com a companhia de 11 alunos de fotografia.
O fotógrafo Victor Lima foi o responsável por captar cenas raras do céu nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Apaixonado pela astrofotografia, ele visitou o Parque Nacional do Iguaçu pela primeira vez com a família há cerca de dois anos. Na segunda visita, em março de 2021, foi ao parque com a intenção de registrar o local à noite. Dessa forma, em parceria com a administração da unidade, conseguiu uma liberação especial para a expedição fotográfica fora do horário de atendimento ao público.
“Eu fotografo com minha vivência. Tem os equipamentos, mas os registros que captei é como eu enxergo as coisas, como eu vejo, como eu observo as coisas, a natureza. Sempre gostei de artes. Acredito que isso me ajudou muito nesta soma de conhecimentos. E todas as pessoas que estavam comigo nesta expedição fotográfica no Parque Nacional do Iguaçu fotografaram com seus históricos, conhecimentos, olhares”, Victor Lima.
Leia também: Espécie em extinção, arara-azul nasce no Zoológico de Curitiba
Cataratas em expedição noturna
A expedição foi feita junto de 11 alunos de fotografia. A captação foi feita no modo de longa exposição, quando o sensor precisa de mais tempo para captar a imagem. Ele usou uma Canon 6D full-frame e lente convencional. O segredo foi a paciência e a pesquisa. As cenas foram registradas durante três noites, das 22 horas às 04 horas da manhã. As imagens foram divulgadas no blog do Parque Nacional do Iguaçu, com legendas que explicam cada um dos registros. Confira alguns deles abaixo.