A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Cem mil mudas de árvores são distribuídas de graça em Curitiba

Um desafio foi lançado pela prefeitura de Curitiba, no Paraná, e coloca à disposição dos moradores 100 mil mudas de árvores de graça. Entre as espécies estão erva-mate, araçá, ipê-amarelo, espinheira-santa e até mesmo a araucária. As plantas são cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha – berço das árvores mantidas em espaço público na cidade. […]
árvores

Um desafio foi lançado pela prefeitura de Curitiba, no Paraná, e coloca à disposição dos moradores 100 mil mudas de árvores de graça. Entre as espécies estão erva-mate, araçá, ipê-amarelo, espinheira-santa e até mesmo a araucária.

As plantas são cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha – berço das árvores mantidas em espaço público na cidade. As doações fazem parte do Desafio 100 mil Árvores, que pretende arborizar a cidade capital paranaense e plantar todas essas mudas com a ajuda da população em um ano.

árvores
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Como participar

Para garantir que o plantio seja assertivo, a administração pública lançou um site com informações sobre cada espécie. Na página 100milarvores.com.br é possível verificar qual platinha é mais adequada para cada região. Além disso, as informações também podem ser obtidas pelo telefone (41) 3585-3171.

Segundo o diretor de Produção Vegetal da secretaria, José Roberto Roloff, para cada local existe uma orientação diferente. “Nas áreas públicas levamos em consideração o espaço disponível e a ocorrência de fios da rede elétrica”. Em vias públicas, Curitiba conta atualmente com cerca de 320 mil árvores.

Leia também: Material de construção coloca roupas para doação em varais à venda, em Curitiba

Registro das 100 mil mudas

A página na internet também servirá para registrar a participação no Desafio 100 mil Árvores. Após um cadastro de perfil, será possível incluir cada muda plantada no “arvômetro” do site, registrando-a com uma foto.

Indústrias, empresas e associações interessadas em colaborar poderão também fazer seus registros na plataforma.