Cientistas descobriram fósseis de um animal que pode ultrapassar a baleia azul e ter o título de mais pesado de todos os tempos, no Peru. O achado teria acontecido há mais de 10 anos, mas devido ao formato, peso e tamanho dos ossos, somente agora eles conseguiram concluir que o animal poderia chegar a 370 toneladas. Só para levar o material até a capital, Lima, foram mais de três anos de trabalhos.
Segundo a Revista Nature, a criatura é uma baleia pré-histórica com mais de 18 metros de comprimento. Dessa forma, ela seria menor que a baleia azul, que pode chegar a cerca de 30 metros. Porém, apesar de serem mais curtos, os fósseis encontrados são mais grossos e densos – o que indica que o peso do animal seja maior.
Entre os ossos estão 13 vértebras, quatro costelas e parte do quadril da baleia. Os fósseis achados em um local deserto têm cerca de 39 milhões de anos. Os estudos indicam que a região já fez parte do oceano.
Veja também: Cientistas anunciam novo caso de remissão do HIV
Baleia gigante é encontrada no Peru
A baleia foi nomeada como colosso de Perucetus. Somente metade do esqueleto do animal foi encontrado – o suficiente para chegar a algumas conclusões sobre ele. “Usamos a proporção de tecido esquelético para todos os outros tecidos conhecidos em várias espécies vivas de mamíferos marinhos para obter estimativas de massa corporal total para Perucetus ”, diz Eli Amson, coautor do estudo e paleontólogo, que estima a baleia entre 93 e 370 toneladas.
Os cientistas acreditam que o animal vivia em águas rasas, tanto pelo que indica o esqueleto quanto pelo local onde foi encontrado. Além disso, segundo os estudos, ele comia presas grandes, diferente da baleia azul que se alimenta apenas de crustáceos.
“Minha ideia pessoal favorita, embora seja apenas especulação, é que o Perucetus se alimentava das carcaças de outros animais grandes”, completou Amson.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva