A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Cientistas transformam plástico em sabão

Pesquisadores encontraram uma nova maneira de reciclar plástico, transformando os resíduos descartáveis em sabão
sabão
sabão
Pesquisadores descobrem como transformar plástico em sabão (Foto: Divulgação/Steven Mackay/Virginia Tech)

Pesquisadores da Virginia Tech College of Science descobriram um novo modo de reciclar plásticos: transformá-los em sabão. Basicamente, o método consiste em aquecer os materiais, como sacolas plásticas descartadas, e resfriá-los rapidamente.

A ideia partiu do professor Guoliang “Greg” Liu, que viu semelhanças na composição química entre sabão e plástico. Apesar de o uso dos materiais – como sacolas e sabonete – ser completamente diferente, a estrutura do polietileno é surpreendentemente parecida com a estrutura química usada para fazer os desengordurantes. O polietileno é um dos plásticos mais usados ​​no mundo atualmente.

Veja também: Cientistas desenvolvem material para fabricar plástico a base de plantas

Plástico transformado em sabão

A inspiração de Liu veio da observação da fumaça de uma lareira. O pesquisador pensou em como a fumaça era composta de minúsculas partículas produzidas durante a combustão da madeira. A partir disso, Liu se perguntou sobre o que aconteceria se o polietileno pudesse ser queimado em um ambiente de laboratório seguro. A combustão incompleta do polietileno produziria “fumaça” assim como a queima da madeira? 

Assim, Liu levou a ideia para o laboratório e viu resultados promissores quando aqueceu e resfriou rapidamente o material. Dessa forma, criou-se o primeiro sabão a base de plástico da história, que conta com outras etapas e processos para refinar o produto final.

Embora o polietileno tenha sido o plástico que inspirou este projeto, o método também pode funcionar em outro tipo de plástico conhecido como polipropileno. Esses dois materiais compõem grande parte do plástico que os consumidores usam todos os dias. Eles estão em embalagens de produtos, recipientes de alimentos e até em tecidos.

O novo método de reciclagem de Liu pode ser usado em ambos os plásticos ao mesmo tempo. Dessa forma, não é necessário separá-los um do outro. Esta é uma grande vantagem em relação a alguns métodos de reciclagem usados ​​hoje, que exigem uma classificação cuidadosa dos plásticos para evitar a contaminação. Esse processo de classificação pode ser bastante difícil, devido à semelhança entre os dois plásticos.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva