A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Cinema com acessibilidade tem audiodescrição e tradução em libras

Cine Passeio se tornou o primeiro cinema público da região sul do país a oferecer acessibilidade para surdos e cegos
acessibilidade

Um cinema de Curitiba agora tem acessibilidade para pessoas surdas ou cegas. O espaço da Fundação Cultural de Curitiba conta com tecnologia de acessibilidade para transmissão em tempo real de audiodescrição e tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) nas sessões regulares da programação. As sessões inclusivas estão disponíveis a partir desta terça (11) no Cine Passeio. Dessa forma, o Cine Passeio se tornou o primeiro cinema público da região sul do país a oferecer este tipo de facilidade.

acessibilidade

Acessibilidade e cinema para todos

A tecnologia implantada nas salas Ritz e Luz permite às pessoas com deficiência assistirem aos filmes em qualquer sessão com os demais espectadores. O projeto foi desenvolvido pela empresa Riole, de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. 

No mundo, apenas a tecnologia ProAcces da empresa Riole e a da Dolby foram validadas e estão autorizadas pela Digital Cinema Initiatives (DCI) como 100% antipirataria. A DCI é uma joint venture formada pelos maiores estúdios da indústria cinematográfica, reunindo Disney, Paramount, Sony Pictures Entertainment, Universal e Warner Bros. 

acessibilidade

Para Roberto Leite, que é cego e consumidor de séries e de filmes nas plataformas de streaming, as sessões inclusivas no Cine Passeio são a garantia do direito constitucional da pessoa com deficiência. “Curitiba está adiantando aqui uma lei que começa a valer em 2023, e isso é uma enorme demonstração de respeito”, destaca Leite.

A Ancine – Agência Nacional do Cinema, estabeleceu o prazo até janeiro de 2023 para que os cinemas com sala digital de todo o Brasil implantem recursos de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos.  

Veja mais boas notícias: Equipe traduz parto em libras para mãe com deficiência auditiva

acessibilidade

Outros locais

Outros dois cinemas também devem adotar a tecnologia. A Fundação Cultural de Curitiba já iniciou o processo para compra dos equipamentos para o Teatro da Vila e para o Cine Guarani. A Cinemateca de Curitiba, que não possui equipamento de projeção digital, continuará disponibilizando filmes com audiodescrição, legendas e tradução em libras em sessões especiais. 

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.