Desenvolvida por uma empresa norueguesa, a CityQ funciona a bateria e a pedaladas. Bicicleta carrega até 300 quilos entre passageiros e/ou bagagens.
“Combinando o conforto de um carro aos benefícios de uma bicicleta”. Essa é a proposta da CityQ, uma bicicleta de quatro rodas e elétrica lançada por uma empresa da Noruega. Assim, ela possui design confortável e proteção contra chuva e vento. Mas, ao mesmo tempo, é sustentável.
De acordo com o site da CityQ, seus desenvolvedores entendem a frustração de passar tempo nos congestionamentos, em metrôs e ônibus superlotados. Dessa forma, a empresa norueguesa quer revolucionar a maneira de se transportar nas cidades.
O novo modelo, então, busca aliar as vantagens de carros e bicicletas. Isso porque tem formato seguro, espaço para bagagens e percorre grandes distâncias sem esforço. Além disso, ela não emite gases poluentes.
A CityQ tem espaço para dois adultos, um adulto e duas crianças ou um adulto e bagagens. Dessa forma, consegue transportar até 300 quilos.
Parece carro, mas é bicicleta
A CityQ começou a ser desenvolvida em 2016. Contudo, a versão disponível para encomenda ficou pronta em 2019. Conforme o site, mais de dez países já possuem parceiros de distribuição do modelo.
A bicicleta despontou na pandemia de Covid-19. Isso porque é alternativa aos transportes públicos lotados e aos carros. Além disso, possui como vantagens não depender de combustível, não poluir o meio ambiente e não precisar de habilitação para usá-la.
Mas a bicicleta também faz bem para o condicionamento físico do usuário. Ela melhora o tônus muscular, aumenta o fôlego e a resistência, bem como ajuda na saúde mental de quem pedala. E a CityQ não fica de fora dessa: ela é movida a bateria recarregada com a força do ciclista.
Por enquanto, só é possível adquirir uma CityQ através do site do fabricante. Ela parece um carro e o preço também é parecido. O modelo custa cerca de R$ 48.000. Entenda melhor como ele funciona:
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.