A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Neste fim de semana tem coleta de lixo eletrônico em Curitiba

O que fazer com aquele celular capenga, que não serve mais nem para aproveitar peça? Ou então aquele computador de tela tubo, amarelada, que nem liga mais? Tem aquele liquidificador que você JU-RA que um dia vai mandar arrumar – mas faz quatro anos que tá juntando teia de aranha no fundo do armário da […]
lixo eletrônico

O que fazer com aquele celular capenga, que não serve mais nem para aproveitar peça? Ou então aquele computador de tela tubo, amarelada, que nem liga mais? Tem aquele liquidificador que você JU-RA que um dia vai mandar arrumar – mas faz quatro anos que tá juntando teia de aranha no fundo do armário da cozinha. A “vida moderna” fez a gente criar um novo tipo de “lixo”: o lixo eletrônico. E, assim como todos os resíduos que a gente gera, ele também precisa de destino certo quando for descartado.

Existem algumas iniciativas muito bacanas de reciclagem desses materiais. E neste fim de semana uma delas estará recolhendo lixo eletrônico em Curitiba. Das 10h às 17h, no sábado e no domingo (19 e 20), os integrantes da Associação de Catadores de Material Reciclável Mutirão, que faz parte do programa Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba, vão estar em frente à Capela Santa Maria, no Centro, para receber os resíduos.

Além de eletroeletrônicos, nessa ação podem ser levados itens recicláveis em geral, como plástico, papel e alumínio; e reutilizáveis, como roupas. A coleta faz parte da programação da Oficina Verde, que integra as ações da Oficina de Música de Curitiba. Na edição do ano passado, foi recolhida uma tonelada e meia de recicláveis.

Outras propostas

A ONG E-Letro, de Londrina, no norte do Paraná, também recolhe, separa e destina adequadamente o lixo eletrônico. Em Curitiba, eles promovem ações de coleta pontuais. Vale a pena ficar de olho na página do Facebook deles para saber a programação.