Uma iniciativa simples, mas muito eficaz tem feito a diferença no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A customização das máscaras usadas durante as sessões de radioterapia tem ajudado as crianças a se acalmarem durante o tratamento. Desde 2019, a iniciativa já reduziu em 32% a necessidade de sedação dos pequenos. Dessa forma, com máscaras de heróis e princesas as crianças passam pelo procedimento de maneira mais tranquila.
Veja mais boas notícias: Com tomógrafo de brinquedo, hospital transforma experiência de crianças
Atendimento humanizado
As máscaras termoplásticas são obrigatórias nas sessões de radioterapia, tanto para adultos quanto para crianças. Elas servem para imobilizar o paciente para que a radiação ionizante seja direcionada ao tumor. Imagine só como é desafiador manter as crianças imóveis enquanto passam pelo procedimento? Por isso, muitas vezes é necessário que elas sejam sedadas, o que pode gerar efeitos colaterais. Entre eles, a irritabilidade, alterações no sono e na alimentação.
As máscaras personalizadas, com temática de heróis e princesas, atraem as crianças de forma lúdica. De modo geral, os pequenos têm aceitado melhor as orientações dos técnicos. No final do tratamento, eles recebem uma fantasia e um certificado. Tudo isso faz com que a experiência do período de tratamento contra o câncer seja menos traumática e complexa.
Máscaras para crianças
A iniciativa foi inspirada em ações que já existem fora do país e foi levada para o hospital por meio do técnico Robson Souza. Ele mesmo começou a pintar as peças e se dedicar ao trabalho de customizar as máscaras. O projeto ganhou ainda mais visibilidade e outros hospitais pelo mundo adotaram a ideia. Legal, né? Por conta disso, ele foi reconhecido e homenageado pela equipe do Hospital.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.