A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Vídeo – composteira: como reciclar o lixo orgânico (ou como fazer as minhocas trabalharem para você)

Você separa o lixo na sua casa? Normalmente, a gente separa o reciclável e o orgânicos em latas diferentes. Aí é só colocar na frente de casa no dia certo e a mágica acontece: eles somem, assim, do nada, né não? Acontece que a quantidade de lixo orgânico que a gente gera ainda é absurdamente […]
composteira

Você separa o lixo na sua casa? Normalmente, a gente separa o reciclável e o orgânicos em latas diferentes. Aí é só colocar na frente de casa no dia certo e a mágica acontece: eles somem, assim, do nada, né não? Acontece que a quantidade de lixo orgânico que a gente gera ainda é absurdamente grande. E a gente pode reciclar parte desses resíduos sem gastar nada e ainda por cima produzindo adubo para nossas plantinhas caseiras. É só fazer uma composteira ou uma vermicomposteira.

O nome não é muito atrativo, mas o resultado é genial. É super simples de fazer e só de imaginar que as cascas de batata aqui de casa vão ser reaproveitadas eu já me animo. Na prática, é criar minhocas: montar uma casinha de três andares onde elas vão viver e trabalhar. São elas que transformam o resto dos alimentos em humus. E não precisa ter nojinho:  o processo é muito higiênico, não gera cheiro nenhum e não faz sujeira em casa.

NÃO ME VÁ MATAR AS MINHOCA!

Dica importante: não pode colocar cascas de alimentos ácidos (limão, laranja, etc) nem produtos cozidos/processados. Muito menos resto de carne e de comida pronta (arroz, feijão…).  A vermicomposteira é essencialmente para restos de frutas, legumes e verduras crus, tá? Vale a pena cortar em pedacinhos de 5 cm os resíduos (só para dar uma mão para as minhoquinhas, coitadas, já que elas não têm nenhuma).

Então bora pro vídeo? A Viviane Montenegro ensina como fazer e para que serve a vermicomposteira. Dá o play, maca!

E essa sequência de fotos é só para você se divertir com a minha cara no momento em que a Vivi colocou as minhocas na minha mão:

composteira