Uma parceria entre a Rumo e o Tech Girls recuperou 40 computadores para alunas do projeto poderem se desenvolver na área da programação. As máquinas foram doadas por empresas ou por pessoas físicas, e agora vão ajudar na formação de mulheres que se preparam para atuar na tecnologia.
Esse é o propósito da Tech Girls, criada em 2017 com o objetivo de promover a empregabilidade feminina no setor de tecnologia e reduzir o déficit de profissionais na área. Dessa forma, a iniciativa oferece cursos de programação, assistência técnica de computadores e formações em hardware e software. Tudo de graça. Além disso, o trabalho fortalece a reciclagem de lixo eletrônico, já que diversos equipamentos são formatados e reaproveitados.
“Com o Tech Girl diversas mulheres poderão atuar na área de tecnologia e assim aumentar a diversidade de gênero no mercado de trabalho. As alunas possuem histórias de vidas enriquecedoras e são exemplos para diversas profissionais”, explica a coordenadora da equipe da Rumo, Mariane Glir Pechebela.
Exemplo prático
A estudante Dayanne Mazur concluiu o curso e recebeu um notebook para iniciar a trajetória profissional. Ela conta que ficou sabendo do projeto por meio de uma amiga, concluiu o curso em três meses e com o diploma em mãos decidiu enviar currículos para grandes empresas. Assim, foi contratada pela Rumo.
“Em sala de aula eu pude aprender sobre empreendedorismo digital, manutenção de notebook, lógica de programação e desenvolvimento de software. Após a finalização, me senti pronta para atuar no setor e consegui essa oportunidade de trilhar uma carreira na Rumo”, diz.
Para Gisele Lasserre, desenvolvedora de software e idealizadora do Tech Girls, parcerias como a realizada com a Rumo são fundamentais para que o projeto cresça e possa alcançar novas alunas. “Além de apoiar a causa das mulheres na tecnologia, a participação dos voluntários da companhia favoreceu a reutilização dos computadores que ao invés de serem encostados e se transformarem em lixo foram reaproveitados e receberam uma “vida nova”, explica Gisele.
Veja também: Programa apoia financeiramente atividades agrícolas sustentáveis
Mulheres na tecnologia
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina no setor de tecnologia cresceu 60% nos últimos cinco anos.
“A quantidade de mulheres que participam dos processos seletivos da Rumo no setor de tecnologia tem aumentado gradativamente. Nossa intenção é contribuir com ações que propiciam que todas as pessoas possam conquistar seus diplomas, crescer profissionalmente na área de tecnologia e oferecer um futuro promissor nas suas respectivas carreiras”, enfatiza Mariane.
Tech Girls
Em seis anos de atuação, o Tech Girls tem cinco sedes: em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC), São Paulo (capital) e Taubaté (SP). Mais de 630 mulheres já se capacitaram na área de tecnologia por meio da iniciativa. Além disso, o projeto já recuperou e doou 420 computadores.
Apoie o jornalismo de solução
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook