A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Professora viraliza nas redes sociais com aulas divertidas e brincadeiras com alunos

Uma professora de Londrina (PR) viralizou nas redes sociais com sua relação diferente de aplicar o conteúdo para os alunos
professora
professora
Professora de química viraliza (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Uma professora de química de Londrina (PR) mostra nas redes sociais como um jeito “leve” de dar aula pode contribuir com o aprendizado dos alunos. Fernanda Garcia, da rede estadual de ensino, tem milhões de visualizações nos posts em que faz dinâmicas com estudantes para estimular os estudos.

Segundo Fernanda, a relação com os alunos foi construída à base de muito respeito e doses certas de brincadeiras e estudo. “Eles participam de toda aula para no final termos um momento de interação e distração”, comenta.

Por que fazer as dinâmicas?

A professora explica que as dinâmicas vão além de propor uma maneira diferente de promover os estudos, já que acabam gerando um alcance ainda maior. “Acho maravilhoso você conseguir passar para alguém um ensinamento. Poder ajudar as pessoas a terem uma visão de mundo diferente e fazer a diferença para aquelas pessoas é o que me move como professora”, diz Fernanda.

Veja uma das dinâmicas proposta pela professora:

Sobre as ideias propostas em sala de aula, ela complementa. “Tento levar isso para meus alunos também, a proposta de um ensino cooperativo”.

Veja também: Professora cria “caderninho de matemática” para ajudar alunos de todo Brasil

Como tudo começou?

Fernanda sempre gostou da área de exatas na escola e prestou o vestibular em química. No entanto, a ideia inicial era trabalhar na área industrial – não ser professora. Porém, ao longo da formação, cursou disciplinas para licenciatura e também fez estágios na área.

“Na época, pensava que se eu não tivesse um emprego em laboratório, eu tinha a possibilidade de dar aula. Mas quando fiz os estágios, me encontrei e percebi que realmente estava fazendo sentido a faculdade. Me apaixonei pela área de ensino”, afirma.

Fernanda dá aulas há menos de um ano e conta que, atualmente, recebe mensagens de alunos de outras escolas e também de professores. “Recebo mensagens de colegas de profissão dizendo que se inspiram na minha didática e que, ao replicarem, o desempenho dos alunos deles melhorou”. Ela diz ainda que o melhor reconhecimento é ver que está colaborando de alguma forma para melhorar a educação.

Técnicas usadas em sala de aula

Além disso, ela diz que o melhor reconhecimento que pode ter é ver que está colaborando de alguma forma para melhorar a educação.

De onde surgiu a ideia de gravar?

Segundo a professora, a ideia de postar as dinâmicas e brincadeiras nas redes sociais teve aprovação imediata dos alunos. Além disso, ela conta que foi uma estratégia de mostrar o trabalho e trazer os estudantes de volta para escola.

Atualmente, a “@prof.fergarcia” tem cerca de 7,2 milhões de visualizações apenas no TikTok. Além de milhares de seguidores que acompanham o trabalho por meio de outras redes.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · ·