Saiba como fazer seus conteúdos acessíveis para as pessoas com deficiência auditiva!
Dia 24 de abril (domingo) foi o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, também conhecida como Libras. A luta pela regularização das Libras começou no século passado, mas só aconteceu em 2002, por meio da Lei nº 10.436 — que a instituiu como segunda língua do Brasil.
Ainda são poucas as pessoas que conseguem se comunicar com pessoas com deficiência auditiva. Hoje, contudo, a discussão sobre inclusão avança com mais velocidade, tanto que No Ritmo do Coração, um filme que tem como co-protagonista uma família surda, ganhou o Oscar deste ano.
A inclusão, porém, ainda pode avançar, sobretudo nas redes sociais. Apesar de os vídeos com legendas estarem se popularizando, nem todas as pessoas com deficiência auditiva falam e/ou leem o português brasileiro, apenas Libras. A seguir, conheça alguns aplicativos que fazem a tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais e que você pode usar nos seus conteúdos!
Veja também: App oferece 200 livros de graça
Hand Talk
Desenvolvido por uma equipe brasileira, o Hand Talk traduz simultaneamente texto e vídeo para a Linguagem de Sinais. Além disso, pode ser incorporado a uma página da web, permitindo que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso ao site.
O app está disponível para Android, iOs e Windows Phone e já recebeu das Organização das Nações Unidas o título de melhor aplicativo social do Mundo.
Clique aqui para baixar.
VLibras
Ferramenta ofertada pelo Governo Federal, o VLibras permite escrever a frase em português e receber a tradução em Libras automaticamente. É possível também controlar a velocidade da tradução e a posição do tradutor, girando-o em até 360º.
O app está disponível em Android e iOs, mas também possui extensões para computador por meio dos navegadores Google Chrome, Safari e Firefox, bem como apresenta programas para Windows e Linux.
Baixe o app aqui.
Rybená
Desenvolvida de surdos para surdos, a plataforma brasileira Rybená traduz textos do português para Libras e Voz. Dessa forma, permite que não só surdos, mas também pessoas com deficiências intelectuais, dislexia ou com dificuldades de leitura.
A plataforma possui tecnologia avançada e, atualmente, possui reprodução 3D. Ademais, a ferramenta é paga e está disponível para Android e iOs. Clique aqui para mais informações.
Você conhece outros aplicativos que traduzem para Libras? Conta para a gente!
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.