Alunos surdos e ouvintes das Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs) Celso Monteiro Furtado e Leonel Brizola, de João Pessoa, na Paraíba, emocionaram o público durante uma apresentação de coral. Na última sexta-feira (1º), os estudantes cantaram músicas natalinas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As informações são da Prefeitura de João Pessoa.
O tema da apresentação foi “Mãos que cantam e encantam” e faz parte de uma campanha de inclusão da rede municipal de ensino. Este é o primeiro coral formado por alunos surdos no município. São 25 estudantes surdos e oito ouvintes que apresentaram quatro músicas: Sino de Belém; Natal todo dia; É Natal; e Vem que está chegando o Natal. Ao final de cada música, o coral era aplaudido em Libras.
Leia também: Menina de 12 anos desenvolve detector de incêndio e é premiada
Para a aluna surda Eloah Moreira Santos, a apresentação foi emocionante. “Foi muito bom. Eu me emocionei bastante, amei participar do coral. Eu estava mais ou menos tranquila porque passei a noite toda sonhando, querendo cantar”, disse, com a ajuda de uma intérprete.
Rosângela Melo, professora de Libras do Departamento de Educação Integral da Sedec, coordenou todos os ensaios e a apresentação. Ela explica que a ideia surgiu quando percebeu que o aluno surdo ficaria de fora das apresentações de Natal, da vivência natalina, até mesmo dentro da família. “Nós sentimos na necessidade, sentamos com os professores de Libras das escolas de referência, trouxemos a ideia, ensaiamos com eles e deu tudo certo. Para mim é um momento de muita emoção, de saber que o surdo está vivenciando esse mundo do natal, vivenciando as melodias natalinas que eles estão participando como protagonistas”, explicou a professora.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.