Mais uma vacina contra a covid-19 terá testes realizados no Brasil. Nesta terça-feira (18) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a última e terceira fase de testagem da Ad26.COV2.S. Trata-se da vacina em desenvolvimento pela Janssen Pharmaceuticals, empresa belga do grupo norte-americano Johnson & Johnson.
O ensaio clínico da fase 3, que avalia a segurança e a eficácia da vacinação, deve ter a participação de sete mil voluntários em sete estados. Devem participar dessa fase moradores do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Leia também: Estudante cria respirador de baixo custo para tratamento de Covid-19
Quarta vacina contra covid-19
A vacina é a quarta a obter autorização para a fase final de testes no país. Isso porque estão em andamento os testes com as vacinas da Universidade de Oxford (Inglaterra), da Sinovac (China) e da BioNTech/Pfizer (Alemanha/Estados Unidos).
O início dos testes ainda depende da aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Ministério da Saúde, e da organização dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários. Quando os testes começarem, os participantes vão receber uma dose única da vacina ou um placebo (de forma aleatória). Dessa forma, eles não saberão que tipo de material receberam, para que essa informação não interfira nos resultados.