A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Crianças desenvolvem protótipo de robô que limpa o oceano

Crianças de cinco e seis anos desenvolveram o robô usando sucatas e materiais recicláveis. Projeto será apresentado em festival
crianças
crianças
(Foto: Divulgação)

Crianças de cinco e seis anos de Porto Alegre (RS), surpreendem ao criar um protótipo de robô destinado a limpar os oceanos. O projeto será apresentado durante um festival de robótica nesta quinta (9) e sexta-feira (10). O evento reúne estudantes de escolas públicas e privadas, do Brasil e do exterior.

Todos os projetos inscritos estão dentro do tema “H2O: Essência da Vida”. A ideia é representar a reflexão sobre a relevância da água no planeta como um todo. Porém, também serve como alerta para a necessidade de adoção de práticas sustentáveis ​​e responsáveis ​​na preservação da água.

A professora Márcia Vettorazzi Gabrieli incentiva as crianças a explorarem canais e conexões para entender o funcionamento de sistemas d’água. Um aluno curioso perguntou como a água chega limpa nas casas, que levou à discussão sobre águas poluídas e o impacto em animais marinhos.

Veja também: Drone marinho coleta até uma tonelada de plástico por dia na água

As crianças, de maneira lúdica e por meio de maquetes, montaram dois aquários: um descrevendo o “Futuro que temos”, onde animais fictícios detalham o espaço com lixo descartado pelo homem. Outro que ilustra o “Futuro que queremos”, que retrata a vida marinha em um ambiente limpo e saudável. Assim, na visão das crianças, o segundo cenário só pode se concretizar se houver conscientização sobre a preservação dos ecossistemas aquáticos. Caso essa reeducação falhe, entra em cena o protótipo de robô que remove o lixo dos oceanos.

Além disso, para desenvolver o projeto, as crianças não se limitaram a compreender o fluxo da água, mas também a aprender o percurso do lixo, que afeta a vida marinha. Assim, o projeto “Cuidando do nosso oceano: o futuro que queremos”, dos alunos do Colégio Marista Rosário, integra a modalidade Cidade Laboratório do Festival Marista de Robótica. Este é o segundo ano consecutivo em que estudantes da Educação Infantil participam do evento. Além disso, o Desafio dos Robôs, que abrange estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, é uma oportunidade única para a construção de robôs inovadores.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva