Com 60 mil metros quadrados, Museu de História Natural prevê cobertura vegetal para complementar a paisagem do Jardim Botânico.
Uma característica da cultura curitibana são os museus. Isso porque existem mais de 70 memoriais espalhados pela cidade. Em breve, moradores e turistas da capital paranaense vão poder visitar mais um espaço cultural: o novo Museu de História Natural.
Segundo o estudo preliminar apresentado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o espaço contará com mais de 60 mil metros quadrados. Ele vai ficar ao lado do Jardim Botânico, de onde o visitante poderá admirar o pôr do sol e o bosque.
Grande parte da cobertura da construção será vegetal, o que deve camuflar o Museu de História Natural na paisagem do Jardim Botânico. O projeto inicial é de autoria de Fernando Canalli e Guilherme Klock, funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba.
Leia também: Piano feito de plantas vivas usa eletricidade sustentável a partir da natureza
Além das exposições, o local ainda vai ter um estacionamento para aproximadamente 300 veículos, anfiteatros externo e interno e um café.
Mais sobre o projeto
As pesquisas para a construção do Museu começaram em 2017. No entanto, os pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, que é parceira na construção, só receberam os estudos preliminares em janeiro do ano passado. Na época, o reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca destacou que o projeto é “um presente para a cidade e a Universidade”.
Agora, os estudos iniciais estão em fase de avaliação pela Prefeitura. Assim, logo a licitação para um projeto executivo do Museu de História Natural deve ficar pronta.
Desde o dia 03 de fevereiro, o espaço está sendo usado como estacionamento até que o Museu fique pronto.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.