A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Desmatamento na Amazônia diminui 61% em janeiro e chega a 167 km2

No mesmo mês de 2022, a área afetada era de 430 km2. Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Amazônia

A área total desmatada na Amazônia Legal foi de 167 km2 em janeiro de 2023. O índice representa uma redução de 61% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando chegou a 430 km2. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O levantamento é feito com base em alertas feitos pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Veja mais boas notícias: Samba acessível: projeto traduz enredos de escolas de samba para Libras

Com uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia Legal compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Dessa forma, a área corresponde a 59% do território brasileiro.

O sistema Deter detecta apenas uma parte das alterações que ocorrem na cobertura florestal amazônica. Isso por causa da baixa resolução das imagens e dos sensores utilizados e também devido à nebulosidade. Portanto, os dados podem ser revisados. Ainda assim, a diminuição expressiva é positiva.

Segundo o INPE, “o sistema apoia o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama) e outras organizações que monitoram e controlam o desmatamento e a degradação florestal”. Atualmente, o DETER e outros dois sistemas monitoram a Amazônia Legal.

Com informações da Agência Brasil.